terça-feira, 28 de junho de 2011

15 anos

Nesta semana, comemoramos os 15 anos de existência da TSKF e gostaria de propor uma reflexão à você: 15 anos é muito tempo ou pouco tempo?

Se pensarmos na existência de uma empresa no Brasil, é muito tempo. A maioria das empresas costuma falir em até 2 anos.

Se pensarmos na existência de uma academia de Kung Fu Tradicional, olhando para a China, é pouco tempo. A Associação Atlética Chin Woo tem 96 anos de existência.

Se pensarmos no ser humano, é pouco tempo. Como um garoto ou garota de 15 anos já pode dizer com certeza o que vai ser quando crescer?

Se pensarmos no ser humano, é muito tempo. Aos 15 anos, biologicamente falando, as meninas já são praticamente mulheres e os meninos, praticamente homens.

Refletindo sobre os exemplos acima, posso dizer à você que, na minha visão, 15 anos é pouco tempo. Não pelo fato da Chin Woo ter 96 anos, mas porque ainda estamos escrevendo a história do Kung Fu no Brasil. Cada um dos nossos alunos representa um personagem e, muitas vezes, um capítulo fundamental dessa história. Exemplos de superação, persistência, nobreza e compromisso são encontrados em qualquer uma de nossas unidades. Em paralelo, exemplos de companheirismo e compromisso com a evolução da Arte são encontrados também em diversas outras escolas de Kung Fu em que temos fortes laços de amizade.

Há muito para ser feito e muito para ser construído. A TSKF ainda é uma academia em sua adolescência que precisa e deve crescer mais, além de ter a missão de apoiar a comunidade de Kung Fu do Brasil e contribuir para o seu crescimento.

Porém, não devemos medir a idade das coisas e pessoas pelo acúmulo de anos em um calendário. Devemos medir a idade das coisas e das pessoas pela quantidade de feitos realizados ao longo do tempo. E é por isso que temos que ter orgulho de comemorar estes 15 anos de TSKF.

Vamos celebrar estes 15 anos, não apenas pelo que passou, mas vamos celebrar estes 15 anos pela certeza de que estamos construindo a estrada necessária para que nossos filhos e netos comemorem 150 anos de TSKF.

3 comentários:

  1. Parabéns TSKF! Que cresçam constantemente na sabedoria e exercício da filosofia marcial!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns TSKF!
    É um orgulho e honra muito grande fazer parte dessa família!

    ResponderExcluir
  3. De fato é uma honra fazer parte dessa história.

    ResponderExcluir