terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sobre o Hung Ga

Primeiramente é com imensa alegria que faço meu sonho tornar realidade, e a TSKF como sempre através do Mestre Gabriel, mais uma vez concretiza um desejo.

Agora podemos dizer que um dos introdutores do Hung Ga da Linhagem Tang Fong no Brasil foi também o Mestre Gabriel Pires de Amorim junto comigo Alex Lo(Lo Hsiang Chi). Mais importante de tudo a TSKF é o introdutor do Yee’s Hung Ga no Brasil.

É importante que as pessoas saibam um pouco desse estilo que estaremos implementando na TSKF. Farei um apanhado de informações importantes sobre o estilo.

O que é Hung Ga? Hung Ga (Família Hung) é o estilo de Kung Fu mais famoso do sul da china. Seu praticante mais famoso e habilidoso foi o grande Herói Chinês Wong Fei Hung, interpretado no cinema além de outros por Jackie Chan e Jet Li.

Hung Ga é um estilo Sulista que é famoso pela base forte e enraizada de suas posturas. Muitas vezes confundido como “estilo do Tigre”, o Hung Ga sistematizado por Wong Fei Hung concentra técnicas de 5 animais: Tigre, garça, serpente, leopardo e Dragão. Juntamente com 5 elementos da natureza: fogo, madeira, água, terra e metal(ouro).

Os Movimentos de Hung Ga são de simples assimilação, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Porém ao aprofundar no treinamento descobre –se que por trás de movimentos simples, há ensinamentos profundos e técnicas fascinantes.

Há um ditado chinês que diz “ Sul punho, Norte perna” significando que os estilos do Sul da china são fortes em técnicas de mão. Portanto no Hung Ga não possuem muitos saltos nem técnicas de chutes.

Há muitas histórias sobre esse estilo que, junto com o Lau Ga, Mok Ga, Choy Ga e Lee Ga formam os 5 principais escolas do Sul da China.