sábado, 23 de janeiro de 2010

Os tipos de discípulos no Kung Fu



Discípulos ou indicípulos: Tem duas caras, pela frente ele dá uma de bonzinho, aceita e concorda com tudo que o Mestre fala, por traz critica e faz do seu jeito e distorce as palavras do Mestre; freqüenta outras escolas que nada tem a ver com nossa linhagem, aprende com outros mestres e até mesmo com outros discípulos. Muitas vezes, relaciona-se com nossos inimigos. Pelas costas do Mestre diz que não concorda com ele em muitos aspectos. Para ele a grama do vizinho é sempre mais verde e acha que já superou o Mestre, freqüentemente é aquele que no futuro trairá o Mestre e cairá em desgraça por ter quebrado o vínculo existente entre Mestre e Discípulo de maneira inadequada.

O discípulo durão: Gosta de transmitir e se apresentar como uma pessoa séria, não gosta de brincadeiras, da dura nos alunos, manda pagar flexão, toma conta da técnica de todo mundo menos da dele mesmo, cobra dos outros, coisas pelas quais não passou sem conhecimento de causa, critica os demais instrutores e até seu próprio Mestre. No futuro não consegue segurar a barra, pois na verdade é frouxo, e acaba arrumando alguma desculpa para se desligar da nossa escola.

O falso discípulo: Quer aprender rápido, nunca falta, vem até nas aulas que não deveria vir, faz todos os cursos, na verdade deseja chegar rápido na faixa preta para poder se desligar, pois discorda das diretrizes da escola e deseja provar que está certo e que da sua maneira progredirá rapidamente e seu sucesso será garantido, pois é melhor que seu Mestre; freqüentemente é o discípulo que pula de galho em galho e no futuro será perito em coisa nenhuma.

O discípulo volúvel: Pensa que é esperto, mas na verdade é um mau-caráter. Usa um Mestre para aprender tudo o que lhe interessar. Depois, troca-o por um outro que não tenha nada para ensinar, mas que seja Chinês e, de preferência, famoso, que o mundo todo conheça, pois, assim, quando lhe perguntarem: “Quem é o seu Mestre?” Poderá responder, orgulhoso, que é Chim Ki Li, Bruce Li Ki, Fid Ki Mi, Kuai Chi Mim.

Se o Mestre chinês for falecido é melhor ainda, pois um Mestre morto não pode chamar a atenção do discípulo. Além do mais, se o Mestre estivesse vivo, ele poderia aceitar o estudante ou não. Caso não o aceitasse você não poderia declarar-se discípulo dele. Mas, se o Mestre for falecido, não terá como tornar público que você nunca foi aceito por ele como discípulo!... É muito conveniente.

O discípulo volúvel apresenta uma desculpa para sua atitude censurável. Afirma que o aprendiz deve usar os Mestres como quem sobe uma escada e, portanto, deve ir trocando de Mestres à medida que sobe. “É que já aprendi tudo o que podia com este, agora preciso de um mais avançado”, justifica. Ele usa seu Mestre como degrau para chegar noutro Mestre, tal como algumas mulheres de caráter duvidoso usam um homem de alguma influência para chegar noutro supostamente mais importante, e assim sucessivamente.

O discípulo volúvel freqüentemente é aquele que procura o Mestre do seu Mestre para caluniá-lo e poder treinar com ele, pois acha que assim se igualará com seu Mestre anterior na árvore genealógica.

Na maioria das vezes o Mestre que foi procurado, aceita o novo estudante, entretanto não lhe ensina nada, pelo contrário, pede que um de seus instrutores o ensine, esperando que este estudante aprenda uma lição. Mesmo assim o discípulo volúvel vai contar para todos que treina com aquele Mestre famoso, quando na verdade gostaria de estar treinando com seu antigo mestre, mas como é orgulhoso e sabe o que fez, tem vergonha e nunca mais vai conseguir olhar nos olhos de seu verdadeiro Mestre.

Noutras vezes o Mestre que foi procurado aceita o novo estudante, porque sabe que uma boa base lhe foi ensinada, e este estudante pode dar-lhe bons resultados e ele poderá dizer a todos que este é seu discípulo. Neste caso, nem este Mestre nem este discípulo merece o seu respeito nem sua confiança. Costumeiramente este tipo de Mestre conhece menos do que o próprio discípulo que adotou, e na verdade observa e copia a maneira com que seu novo pupilo treina, para assim obter o conhecimento do antigo Mestre de seu novo estudante.

O discípulo que mata o mestre: Acha-se o discípulo ideal, de quem falaremos mais tarde, mas não é. Nas Artes Marciais do Oriente há um provérbio que diz: o melhor discípulo é o que vai matar o Mestre. “Matar”, na maior parte das vezes, é simbólico, no sentido de enfrentar, opor-se, medir forças, tentar vencer o Preceptor. Se conseguir, pode matar a carreira profissional dele, ou, pelo menos, comprometê-la.
Tal procedimento destrutivo explica-se. É que, muitas vezes, o melhor pupilo, o mais esforçado, um dia, para mostrar a seu Mestre que aprendeu tudo muito bem, lamentavelmente quer provar que é melhor que ele. Então, desafia-o. Tudo é uma questão de ego. Felizmente, não é sempre, e não é forçosamente o melhor discípulo que vai aprontar.

Mas o Karma não perdoa. Todos os que agiram mal com seus Mestres pagaram caro por isso. A história registra muitos casos célebres. O repúdio dos demais instrutores exclui e isola o traidor. Todos pensam: quem trai seu próprio Mestre, o que não fará com seus colegas? Seus alunos raciocinam da mesma forma e perdem o respeito por ele. Finalmente, vítima do seu orgulho, falta de humildade e gratidão, termina execrado por todos. Passa a amargar uma carreira que não terá mais o mesmo brilho. Depois não adianta deplorar o sucesso perdido, o qual só teria sido possível caso contasse com o apoio e a recomendação do seu Mestre e de todos os seus colegas, discípulos dele, se não tivesse feito vergonha.

Via de regra, na verdade, este tipo de discípulo trabalhou para o Mestre, mas tinha baixo estima e complexo de inferioridade e era incompetente, e tenta provar o contrário, na maioria dos casos abrindo sua própria escola, e para não começar do zero, pois é incompetente, rouba os alunos de seu Mestre utilizando-se da influência e da edificação que seu Mestre lhe deu, e a única coisa que este discípulo consegue, é provar que realmente era incompetente, pois se não fosse, teria conseguido por seus próprios méritos. Este discípulo tem vergonha de olhar nos olhos de seus alunos, pois carrega o peso da culpa e teme que seus alunos enxerguem isso em seus olhos, quando está sozinho chora, pois não pode desabafar com ninguém.

O discípulo que não é de nada: É o tipo mais comum conhecido também como frouxo. Este tipo de discípulo é ótimo enquanto não for exigido ou enquanto não ocorrer nada fora de sua rotina. Quando encontra uma barreira ele encontra uma desculpa para não enfrentá-la, portanto este tipo de discípulo é indisciplinado e carente, nunca treina sozinho e está sempre defasado fisicamente e tecnicamente, se levar uma bronca ou uma advertência seu mundo desaba, acha que o Mestre não gosta mais dele, acha que é pessoal. Se ele perder o emprego ele pára, se sua namorada desistir dele, ele provavelmente entra em depressão e pára, se ele se machucar ele pára, se o Mestre não lhe adiantar a matéria ele pára, se seu amigo mudar de faixa e ele não, ele pára, se ele começar uma faculdade ele pára, se ficar doente ele pára, se quebrar um braço ele pára, se pagar flexão ele pára, se as aulas forem pesadas ele pára, se forem leves ele pára também, se a academia mudar de local ele pára, se ele for excluído de uma demonstração ele pára, se o Mestre não conversa muito com ele, ele pára. Este tipo de discípulo chega ao extremo de simular um problema para não enfrentar o exame de faixa preta, é o que chamamos de síndrome do exame. Então ele arruma um problema no joelho, uma lordose, uma escoliose, um curso, muito trabalho na empresa, um problema com o pai, um problema com a mãe etc., assim ele poderá desistir tranqüilo sem ter que passar pelo teste de resistência ou sem ter que lutar no dia do exame de faixa preta. Este tipo de discípulo é criança, ainda não largou a saia da mãe e ainda não consegue tomar decisões sozinho.

O discípulo espertalhão: É aquele que se intromete em tudo, pensa que sabe tudo, dão conselho aos colegas, fala do que não sabe como se soubesse, paparica o Mestre, oferece ajuda em tudo e presta todo tipo de favores ao Mestre, esperando que o Mestre de mole com ele e se sensibilize no dia do exame ou que possa treinar gratuitamente. Como fala demais, acaba não conseguindo fazer o que prometeu, e como o Mestre não deu mole, acaba ficando chateado. Na verdade é carente e espera reconhecimento, é por isso que acha que entende de tudo, pois já começaram muitas coisas, parando todas elas pela mesma razão, assim quando o Mestre continua firme, ele se desilude e imediatamente parte para outra busca, tendo esta nova busca como desculpa para não poder continuar a anterior. Quando chega no próximo lugar, diz que foi perito na coisa anterior e assim sucessivamente. Normalmente é um mentiroso, pois necessita parecer superior para que os outros possam ouvi-lo, mas quando percebe que não consegue acompanhar os demais e que os demais estão percebendo, arrumam uma boa desculpa para parar. Raramente ou nunca atingem a faixa preta.


O discípulo sem objetivo: É igual ao aluno inconsistente. Este tipo de discípulo nunca progride, provavelmente nem sabe porque está treinando. Normalmente não tem um objetivo claro, assim, vive um eterno conflito entre treinar ou não treinar, vir ou não vir às aulas. Vive inventando desculpas, uma hora é porque estava sem tempo, outra é porque estava doente, outra porque o tempo estava quente, outra porque o tempo estava frio, outra é porque estava chovendo, algumas vezes é porque estava sem carro e outras porque havia transito, ou seja, este tipo de discípulo só aparece na academia se todos os faróis da cidade estiverem verdes, sua com condição física e técnica sempre estão defasadas dos demais discípulo.

O discípulo inflexível: É cabeça dura, costuma não fazer o que o Mestre sugere, desobedece a ordens expressas. São avessos a mudanças, e por isso mesmo vivem dando cabeçada em suas vidas particulares. Quando aprendem uma técnica de uma certa maneira, demoram a melhorar, pois são muito resistentes.

O discípulo ideal: Felizmente é a maioria. São aqueles que buscam sinceramente o desenvolvimento próprio e do seu estilo. Buscam o que lhe faltam, e não criticam por não possuir. Conseguem distinguir o momento certo para que possam ter amizade com seu mestre, sem que isso interfira em sua prática. Percebem a importância do tempo do seu mestre e do seu próprio. Assumem o que não sabe, e assim se aproximam mais da sabedoria. Valorizam e guardam o que aprenderam. São sinceros e humildes e sempre estão dispostos a ajudar o seu Mestre.

53 comentários:

  1. Por essas e outras que nunca gostei de dar aulas, mesmo após me tornar mestre eu desisti de dar aulas, porque encontrei diversos discipulos descritos acima e que não eram o ideal.
    Mas eu não sou padrão e nunca fui. Eu fico feliz quando vejo uma academia e Kung-Fu com discipulos disciplinados e frequentemente campeões, pois sei que nestas academias tanto o mestre quantos os instrutores são, sem dúvida, grandes pessoas que prezam os preceitos básicos de respeito e lealdade que o Kung-Fu ensina.

    ResponderExcluir
  2. Então quer dizer que um discípulo, não pode questionar a filosofia do seu mestre ? Mesmo se o "mestre" não tiver filosofia nenhuma ligada ao kung-fu, e for adepto apenas da filosofia do ganhe mais dinheiro a qualquer custo. Precisamos criar um artigo sobre os tipos de mestre, aqueles não possuem filosofia nenhuma, aqueles que só tentam vender produtos e ganhar dinheiro. É polishop, produtos para emagrecer, curso para reeducação alimentar, aonde isso vai parar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai parar comigo tendo, pelo menos, dez academias fazendo oque eu mais gosto na vida. E vc se martirizando, vivendo em sofrimento das oito as seis e depois choramingando porque sua aposentadoria paga pouco.

      Excluir
    2. Caro amigo, estou questionando a filosofia do mestre, que se aproveita da paixão de seus discípulos pelo kung fu, para tentar ganhar dinheiro a qualquer custa, não estou questionando a sua vida profissional e nem estou me martirizando, mesmo porque gosto muito do meu trabalho e ganho muito bem para fazê-lo, o que acho ridículo é um mestre que possui apenas a filosofia do ganhe mais, o kung fu não é isso, quando alguém resolve fazer um congresso em uma escola de kung fu, o que se espera é que falem sobre o kung fu, não que contratem um marqueteiro para nos ensinar como ganhar dinheiro, o que se espera de um mestre de kung fu, ao pedir para ele alguma sugestão de um livro para ler, é que ele nos indique algum livro sobre o kung fu, meditação, tai chi, algo relacionado a filosofia do kung fu, e não que nos indique pai rico, pai pobre. Se você pretende ter pelo menos 10 academias meus parabéns, se é isso que você quer, realmente vá atrás dos seus sonhos, pois o que eu estou criticando não é isso.

      Excluir
    3. Vai parar quando a gente se tornar a melhor, maior e mais bem sucedida academia de kung fu de todos os tempos e também é claro a mais rica. mi mi mi mi.

      Excluir
    4. Nossa que cara ridículo, bem que eu falei que a filosofia de kung fu é zero, acho que esse cara nem sabe nada da história do kung fu, ou de sua filosofia. Eu e alguns amigos meus já deixaram de frequentar esse antro do capitalismo, essa academia que mais parece um shopping center.

      Excluir
    5. A você eu dedico a minha musiquinha.

      O Sifu perguntou, você não respondeu, pegue o seu banquinho e saia de mansinho.

      Vocês já foram tarde. não deveriam nem ter começado a treinar na TSKF.

      Bando de mi mi mi

      Excluir
    6. Concordo plenamente com você, não deveria nunca ter começado a treinar nessa academia, não pelos instrutores, existem vários instrutores ótimos que realmente se importam com o kung fu, mais pelo mestre da academia, que é apenas um empresário, não está nem ai pelo kung fu. Será que você luta mesmo kung fu, ou você criou esse papel de acordo com algum livro que você leu, para te ensinar a dominar o mundo. Só lembrando que você não é o Cérebro, apesar da aparência física e do perfil psicológico, para mim você está mais para Pink.

      Excluir
    7. Como todos podem ver o mestre cria musiquinhas, desconversa, inventa estórias, mais não responde nada sobre o que falei, na verdade ele sabe que isso é tudo verdade, que ele não está nem ai para o kung fu, que tudo que ele faz, o faz pelo seu papel de empresário, se retirou os combates da academia, os retirou para captar mais alunos, o interesse dele é esse captar mais alunos a qualquer custo e só isso.

      Excluir
    8. Adivinhão, tenho o maior orgulho de ser empresário e de ser o capitalista do Kung Fu. Tudo que você falou é a mais pura verdade. Claro que tirei o combate da academia pra captar mais alunos, como empresário esperto que sou detectei logo de inicio que mais de 70% das pessoas não gostam de lutar (fala a verdade sou esperto pra caramba né?). Só você achou que foi enganado porque todos na TSKF sabem que adoro dinheiro, adoro o capitalismo e adoro ser empresário. Claro também adoro o Kung Fu que é um excelente produto pra ser comercializado, ainda mais nas mãos de um capitalista como eu. Nossa cara como tu é bobinho, acha que eu iria negar o que você falou, nem em sonho, sou um cara transparente que vende o Kung Fu como um excelente produto que é. Alguns gostam, e outros se sentem enganados como você e vão embora chorando com puta arrependida. Fazer o que, o mundo é injusto assim mesmo. Que cara mais chorão, já contou pra mamãe? Já tomou seu ovomaltine com pera. Mi mi mi mi. Ainda bem que você pegou o seu banquinho e saiu de mansinho. Agora ficar ai de anônimo chorando pelas beiradas é ruim pra sua saúde. Esse negócio de mágua, ódio e rancor costuma gerar câncer.

      Excluir
    9. "Então quer dizer que um discípulo, não pode questionar a filosofia do seu mestre ?"
      Claro que não! Se questiona, é pq não o aceitou como mestre, que é o seu caso. Vc acha que é discípulo, mas não é nada além de um figurante em uma peça beeeem maior que seu entendimento.

      "Mesmo se o "mestre" não tiver filosofia nenhuma ligada ao kung-fu, e for adepto apenas da filosofia do ganhe mais dinheiro a qualquer custo."
      Ganhe mais dinheiro a qualquer custo? Vc é muito burro hein? Se sua asneira fosse verdade, pq o STD ficou gratuito????

      Precisamos criar um artigo sobre os tipos de mestre, aqueles não possuem filosofia nenhuma, aqueles que só tentam vender produtos e ganhar dinheiro. É polishop, produtos para emagrecer, curso para reeducação alimentar, aonde isso vai parar ?
      Vai parar com vc indo para bem longe da TSKF. Veja se vc entende: vc é o desconfortável com tudo. Vc é o que acha que está tudo errado. Vc que vai embora e vai mostrar para a gente como faz. Ou vai ficar de mimimi até sua aposentadoria...pq aqui as coisas vão continuar a crescer e prosperar, com um bom Kung Fu.

      Excluir
    10. Gostaria de fazer algumas perguntas:

      1- Você 5ce39bb0-e17c-11e1-85d1-000bcdcb8a73, qual é o seu nome? Não o nome da empresa, o seu nome mesmo...

      2- Qual a finalidade dos seus comentários aqui?

      3- Por que se aborrece tanto com o nosso Marketing? você está fazendo o mesmo agora, está tentando vender a sua idéia, que é oposta a nossa, mas está tentando vender a sua idéia!
      Só para você perceber o quanto não usou de sua pouca inteligência, nem seu nome, ou um slogan você chegou a colocar, isso ia apenas abrilhantar seus comentários, e se sua finalidade é fazer com que pessoas deixem a TSKF por ela ser como é para te seguir e para encontrar o verdadeiro kung fu com você, então você acaba de perder uma grande oportunidade de marketing... Sendo assim você deixou de aprender muita coisa, mas ainda estou tentando te ajudar, cria um slogan, um nome fantasia bem legal, mostra sua cara, e talvez alguém queira seguir você, pelo menos pela sua transparência (que até agora não demonstrou ter...), agora 5ce39bb0-e17c-11e1-85d1-000bcdcb8a73 não é tão bom para decorar, então as pessoas vão ter dificuldades em te encontrar... fica a dica Mountain... Ahhh, e por um acaso a musiquinha do Mestre que você não gostou lhe caiu direitinho, saia a francesa e ninguém perceberá que você existiu!

      Se você está com fome, precisa procurar um lugar para comer e não ficar reclamando para o mundo que está com fome...
      Se você é mais um daqueles que quer a poesia do kung fu, procure quem quer dividir esse tipo de conhecimento com você, meu Mestre já dividiu isso comigo e com vários outros discípulos dele várias vezes, mas nem por isso quer dizer que ele tenha a obrigação de lhe passar o mesmo conhecimento, afinal ele é mestre, e pela sua vivência, por seu conhecimento e sabedoria divide sua bagagem com quem ele acha que não estará deixando tudo o que ele agregou em mais de 30 anos de kung fu de esvair pelo ralo em algum momento.

      E para terminar, você quer saber onde a TSKF vai para, ou onde tudo isso vai parar? Eu te respondo, não vai parar.

      Excluir
    11. Eu acho q todos esses Fakes (des da época do finado orkut) são o mesmo cara.
      se for.. malando vc eh tipo akela ex-namorada chata q já se passaram 5 anos, nao esqueceu vc e ainda te assombra.
      sabe akela q liga choramingando?! então essa eh vc.
      faça como a TSKF, siga em frente.

      Excluir
    12. Só para esclarecer, esse hash que apareceu no lugar do meu nome, aparece pois postei o meu comentário com o AIM, e o AIM se porta dessa maneira ao postar um comentário, mais se você está interessado meu nome é Rafael. Outro ponto, eu não quero ser mestre de ninguém no Kung Fu, e quando decidi fazê-lo era para me afastar um pouco do clima empresarial, do trabalho e tudo mais, e não para que me sentisse em um shopping center, onde a única coisa da qual o mestre não fala é de kung fu. É totalmente perceptível que esse "mestre" está apenas interessado em grana, tanto que a mensalidade é bem carinha e a infra estrutura das academias são totalmente precárias, vestiários apertados, quentes, mais quanto menos dinheiro o "mestre" gastar em infra estrutura melhor né, sobra mais para ele, e na boa, conversei com vários alunos e nem um deles está interessado em comprar produtos para emagrecer, e nem estão interessados em ir em um congresso para ver a apresentação de um showman marqueteiro, se muitas pessoas foram, é porque se sentiram obrigadas a ir.

      Excluir
    13. Pior que muitos de vocês, eu tenho certeza que concordam com muitos dos aspectos que levantei aqui, mais ou não podem de forma alguma discordar do seu mestre, e ai está o motivo desse artigo ter sido escrito, ou vocês tem alguma esperança de "crescer" junto com o mestre, de "possuir" várias academias para ele, de serem os "puxa saquinhos" favoritos dele, de serem seus escravos, de enriquecerem ele enquanto ganham alguma mixaria. Só uma pergunta, é verdade que retiram os combates da academia, pois alguns alunos se machucavam um pouco e desistiam do kung fu, ai para atrair mais alunos os combates foram retirados ?

      Excluir
    14. http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/378224_10150997480112725_1664097480_n.jpg

      Excluir
    15. "Rafael", como você pode ter tanta certeza de que o Mestre quer só grana?
      Vocês já conversaram abertamente sobre quais são as principais ambições do Mestre?
      Por que será que essa informação chega assim em você e muito diferente para mim e para mais de 2.000 pessoas que hoje treinam conosco?
      A nossa mensalidade é bem carinha baseada em que, você sabe me dizer? Você faz relação com qual outro tipo de infra-instrutura, de qual outra academia de kung fu?
      Por que você tem tanta vontade de se afastar do meio empresarial, você é infeliz no seu trabalho?
      Desculpe por tantas perguntas, mas qual é a sua maior ambição com o Kung Fu? Você sabe o significado dessa palavra?

      http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/378224_10150997480112725_1664097480_n.jpg

      Excluir
    16. Fica muito claro para qualquer pessoa que ler os comentários, que nessa academia eles não tem nada a dizer, a única resposta que dão é para parar de mimimi, não aceitam críticas, assumem normalmente que prezam somente o dinheiro, talvez um dia todo mundo acorde.

      Excluir
    17. O carinha, eu to falando numa boa com você, não fica chateado, fiz um monte de pergunta, por que você não me responde? talvez eu "acorde"!

      Excluir
    18. Queridinho, tem um monte de pergunta que vc fugiu e não respondeu. Eu poderia deletar todos os seus comentários do blog, mas pq eu faria isso?

      Deixar seus comentários mostra que damos total liberdade para as pessoas falarem o que quiserem, mas isso não significa que não terá uma resposta, afinal, liberdade de expressão é uma mão de duas vias, não?

      E para não perder o hábito:
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150997480112725&set=a.491982507724.266621.625387724&type=1&ref=notif&notif_t=like&theater

      Excluir
    19. Vou responder, como eu tenho certeza de que o mestre só quer grana, olha o post dele um pouco acima asno, conversei com muitas pessoas na TSKF que tem a mesma opinião que eu, só que elas gostam muito do kung fu e tem medo de questionar esse "mestre", eu quero me afastar do meio empresarial, pois a minha vida não é só trabalho, e quando saio dele gosto de fazer outras coisas também. Eu não tinha lido o comentário do "mestre" um pouco acima, agora que li fico mais feliz ainda de ter saido dessa porcaria. É uma pena que no Brasil esse tipo de gente ainda consiga enganar os outros, enquanto tivermos pessoas que não estudam, escolas horríveis, pessoas que não tem a mínima noção de psicologia, filosofia e sociologia essas pessoas serão facilmente enganadas por esse charlatões.

      Excluir
    20. Deixa eu fazer uma pergunta, aquela história de falar os mandamentos corretamente e passar de faixa ainda rola, ela serve para os alunos se sentirem felizes que passaram de faixa e não largarem a academia ? E esse mestre de kung fu gordo, essa eu nunca tinha visto, será que esse cara luta ainda, ou agora é só empresário.

      Excluir
    21. Ah, quer dizer que o problema do Brasil é o Mestre Gabriel? Entendi...

      Quer dizer que o problema do Brasil são os empresários? Entendi...

      Quer dizer que vc jpa saiu da academia e ainda fica incomodado com ela? Entendi...

      Da uma lida aqui que vai te ajudar:
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150997480112725&set=a.491982507724.266621.625387724&type=1&ref=notif&notif_t=like&theater

      Excluir
    22. Gostei dessa parte que o anônimo escreveu "conversei com muitas pessoas na TSKF que tem a mesma opinião que eu, só que elas gostam muito do kung fu e tem medo de questionar esse "mestre"

      Caramba, se elas gostam do Kung Fu e tem medo de me questionar basta ir embora tá cheio de mestre de kung fu em São Paulo muiiito melhor que eu, eu sou apenas um empresário que usa o kung fu como um ótimo produto para saúde e bem estar.

      Agora se ainda não foram embora é porque, ou são burras demais, ou o sofrimento delas por estarem comigo é menor que a quantidade de coisas boas que eu tenho lhes dado e nesse caso elas ainda não saíram porque acreditam que ainda tenho muito a lhes oferecer.

      Quanto a infra estrutura da academia. Ai também é fácil, tá cheio de infra estruturas melhores do que a nossa, basta pegar o seu banquinho e sair de mansinho.

      Gostei muito também dessa parte "conversei com vários alunos e nem um deles está interessado em comprar produtos para emagrecer, e nem estão interessados em ir em um congresso para ver a apresentação de um showman marqueteiro, se muitas pessoas foram, é porque se sentiram obrigadas a ir"

      Caramba, ou esses alunos são muito medrosos ou eu sou muito poderoso e tenho o poder de de obrigá-los a comprar esses produtos e a ir aos congressos. Sim, porque eles continuam a comprar e lotaram o Teatro Maksoud Plasa para a nossa convenção. Puts, sou muito poderoso mesmo.

      Essa parte então adorei "É uma pena que no Brasil esse tipo de gente ainda consiga enganar os outros, enquanto tivermos pessoas que não estudam, escolas horríveis, pessoas que não tem a mínima noção de psicologia, filosofia e sociologia essas pessoas serão facilmente enganadas por esse charlatões"

      Matriculamos você que tem noção de psicologia, filosofia e sociologia e você acha que não vamos matricular os outros que supostamente são burros. Pelamordedeus, estude mais assim da próxima vez você não cai numa dessas. Tu é muiiito otário.

      Vejam então essa parte "Deixa eu fazer uma pergunta, aquela história de falar os mandamentos corretamente e passar de faixa ainda rola, ela serve para os alunos se sentirem felizes que passaram de faixa e não largarem a academia ? E esse mestre de kung fu gordo, essa eu nunca tinha visto, será que esse cara luta ainda, ou agora é só empresário."

      Sim, ainda temos isso. Percebe como sou inteligente, acha que vou perder alunos assim tão fácil. Claro que não.

      Quanto a minha gordura e se eu luto. O último que disse isso falou que iria no evento do Sifu Paulo quebrar a minha cara. Isso já faz dois anos e ainda estou aguardando com minha barriguinha volumosa. Sabe o que o cara fez, apareceu no meu evento e ficou escondido pra poder ver o irmão lutar, como medo que eu visse ele e ele tivesse que cumprir o que disse.

      Cara, para com isso, viva a sua vida, não fique como garota abandonada só pensando em mim. Se ainda não arrumou, arrume um novo mestre melhor do que eu e seja feliz. Cuidado com o câncer.

      Excluir
    23. "Rafa", obrigado pelo elogio (asno), mas de qqr forma, siga sua vida de busão enquanto eu dirijo meu audi A3.

      Um grande abraço, e cuidado com o câncer!

      Excluir
    24. cuidadoo com o cancer foi foda!!! aiuhaiuhaihahiuah

      Excluir
    25. Filhão você anda de A3 e eu ando de accord otário, se você está querendo me ofender dizendo para levar a minha vida de busão, não é a mim que você está ofendendo, pois eu ganho muito bem e tenho uma vida bem confortável, você está ofendendo não a mim, mas a todas as pessoas que tem essa vida de busão e frequentam a TSKF. E outra o "mestre" pode ser muito inteligente como um empresário, mais infelizmente no Brasil ele como todas as pessoas que vieram de baixo não tem cultura nenhuma, eu sinto pena dele e de vocês.

      Excluir
    26. Que cara ignorante, vejam o que ele disse "E outra o "mestre" pode ser muito inteligente como um empresário, mais infelizmente no Brasil ele como todas as pessoas que vieram de baixo não tem cultura nenhuma, eu sinto pena dele e de vocês."

      E ele é comandado pelo Lula, que vei de baixo e comanda todos os que supostamente tem cultura.

      Que bom que você ganha bem. Se não for empresário é só rezar ou dar a rosquinha pro chefe pra continuar assim. Viu nenem, liga pro chefinho e diga que está precisando de um consolo. Ahauhauhua

      Excluir
    27. Cada povo tem o que merece, quem tem o lula como presidente, tem pessoas como você como empresário, esse papo de rosquinha não colou bem acho que você é viado. Não não eu posso ganhar bem sendo miche e comendo a mãe do mestre por uma boa quantia, acho que a véia deve pagar bem heim ainda mais se tiver a cara de cú do filho, pq ai certeza terá que pagar alguém para comê-la kkkkkkkkkk.

      Excluir
    28. Pronto, desequilibrei o coitado. Prestem atenção, vou bater nesse moleque aqui até ele pegar um câncer. Isso se a doença já não começou.

      Pessoal vai vendo o que um cara que veio de baixo faz com um letrado cheio de cultura.

      Chefinho preciso de um aumento. Se o Sr. precisar de alguma coisa, qualquer coisa é só pedir que eu faço. Ahahuhauhua

      Vejam o que o imbecil falou "Cada povo tem o que merece, quem tem o lula como presidente, tem pessoas como você como empresário"

      É a mais pura verdade, e também empresários como o Eike Batista. Ahahuhauhauhua

      Desequilibrei, botei o coitado fora de controle, já perdeu a compostura. É muito fácil bater nesses moleques.

      Excluir
    29. Ó o empresaria sem estudos e sem cultura acha que bateu em mim é, acha que eu estou nervoso é, acha que eu dou a mínima para ele e para a academia dele é, eu me divirto conversando com a massa estúpida, como diria Edward Bernays, ou como diria nietzsche falta aos homens ativos a atividade intelectual superior, os indivíduos são ativos como comerciantes, funcionários, empresários, como representantes de uma espécie, mas não como seres individuais e únicos, são seres estúpidos. Você quer comparar o Eike Batista que veio de uma família tradicional, até estudou na Europa com você, pobre coitado da ralé kkkkkkkk ai ai eu me divirto mesmo.

      Excluir
    30. Claro que não quero comparar o Eike Batista comigo, ele é muito melhor que eu.

      Claro que você não está desequilibrado e nem fora de controle, claro que você é educado e equilibrado, claro que você recebeu boa educação de seus pais, a educação que você recebeu da sua família todos podemos perceber nessa parte do seu texto "Não não eu posso ganhar bem sendo miche e comendo a mãe do mestre por uma boa quantia, acho que a véia deve pagar bem heim ainda mais se tiver a cara de cú do filho, pq ai certeza terá que pagar alguém para comê-la kkkkkkkkkk"

      Como não tenho cultura e vindo de baixo até seria aceitável eu escrever essas coisas, mas, você como um homem educado, estudado e cheio de cultura. Caramba cara o que é isso.......o chefinho não lhe deu aquele consolo 20 x 6 e você ficou chatiadinho.

      Excluir
    31. Citar intelectuais não faz de vc intelectual. Só mostra que vc gosta de ficar parado lendo e pensando.
      Para quem vive de mimimi é perfeito. Bumbum na cadeira reclamando e criticando.
      Faz assim, imprime essa imagem e coloca na sua frente, em sua mesa, ou como papel de parede do computador. E aprenda: ou vc mostra como faz melhor, ou vc é só mais um que vem e vai.
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150997480112725&set=a.491982507724.266621.625387724&type=3&theater

      Excluir
    32. Deve ser muito duro não aceitar e ter que continuar olhando a gente crescer.

      Pior ainda e achar que falar alguma coisa aqui vai mudar alguma coisa. Daqui a uns dez anos o coitado vai continuar com mi mi mi e a gente já vai estar com umas cinquenta academias. Esse intelectual é a pessoa mais inteligentemente burra da face da terra.

      Isso se não morrer de câncer até lá. Pena que não sei quem é esse cara senão já tinha dado uma surra nele pra deixar de ser moleque mimado.

      Excluir
    33. Eu não tenho chefinho não. eu trabalho como chefinho, mais ou menos o mesmo trabalho9 que o seu, fazendo os subalternos se sentirem bem, elogiando-os fazendo com que eles trabalhem cada vez mais por menos grana ! E outra não é porque uma empresa é grande que necessariamente ela é boa, o MCDonalds é uma empresa enorme, mais quem disse que a comida que eles servem é boa, talvez seja boa para quem não tem um paladar refinado, é a mesma coisa a sua empresinha, e outra não é porque eu tenho cultura que eu não comeria a sua mãe por uma boa quantia kkkkkkkkk, fica nervoso não mestre charlatão gordo.

      Excluir
    34. Isso mesmo concenzo eu gosto de pensar, para não acabar um alienado, que lambe as bolinhas do patrão quenem você.

      Excluir
    35. Será que você não percebe "mestre" que não é a mim que você ofende, quando diz para "pegar o consolo do chefinho", quando diz para puxar o saco do chefinho senão irei chorar, você ofende apenas a todas as pessoas que frequentam a sua academia, e são funcionários em alguma empresa, você ofende a todas as pessoas que treinam ai, e tem que se submeter a um chefe, não a mim.

      Excluir
    36. Não meu amigo, você não é empresário. Você tem chefinho. Não vem com essa não. Conheço o diálogo de empregado. Chefinho, saúde. Porque sáude? Se o Sr. espirrar saúde ahuahuah

      Olha só as bobagens que o intelectual fala "E outra não é porque uma empresa é grande que necessariamente ela é boa, o MCDonalds é uma empresa enorme, mais quem disse que a comida que eles servem é boa, talvez seja boa para quem não tem um paladar refinado"

      Ele mesmo fala e ele mesmo se contradiz, dizendo que talvez seja boa pra quem não tem o paladar refinado. Oras bolas, então é boa pra esse pessoal cacete. Deixa de ser burro, tem mais gente comendo MCDonalds no mundo do que em qualquer outro restaurante de comida refinada e pra essas pessoas o MCDonalds é ótimo. Nossa que otário.

      Tem academias espetaculares com dez alunos, eu mesmo conheço algumas, pra esses alunos elas são ótimas. Tem outras com mais de dois mil alunos pra esses ela são ótimas. Gosto não se discute e cada empresário escolhe a fatia de mercado que quer. Eu gosto de muito dinheiro, então fico com a fatia de mercado que não gosta de lutar e estão comigo. O mundo é assim injusto mesmo. Sinto muito, mas, queira você ou não vai continuar sendo assim.

      Esse moleque mimado tá precisando de uma surra de cinta.

      Excluir
    37. Olha só a outra bobagem que o intelectual falou.

      "não é porque eu tenho cultura que eu não comeria a sua mãe por uma boa quantia kkkkkkkkk"

      Entendi perfeitamente, isso é o mesmo que dizer "não é porque eu tenho cultura que eu não daria o rabo por uma boa quantia kkkkkkkkk"

      Coitado, tá tão descontrolado emocionalmente que nem consegue raciocinar direito mais e tá so se ferrando com as bobagens que fala.

      Excluir
    38. Caros concidadãos, tendo em vista que o meu tempo é de um tanto precioso, venho anunciar que estou fazendo o meu último post, já que consegui perceber o nível intelectual desse "mestre" e seria um desprazer para mim manter uma discussão com uma pessoa desse nível, só quero deixar a minha última mensagem, para a classe trabalhadora que frequenta a academia, vocês vão continuar dando dinheiro a uma pessoa que pensa horrores de vocês, que trata essa classe com escárnio, que humilha a classe trabalhora que tem que lutar a todo dia para conquistar o seu ganha pão, humilha dizendo "Que bom que você ganha bem. Se não for empresário é só rezar ou dar a rosquinha pro chefe pra continuar assim. Viu nenem, liga pro chefinho e diga que está precisando de um consolo.", pense você que tem de trabalhar todos os dias nessa frase, vocês gostariam de continuar tendo esse cara como mestre ? bom é isso. Obrigado por demostrar a sua estupidez a todos.

      Excluir
    39. E vocês instrutores, vão continuar trabalhando para esse homem que acha isso de vocês ? vão continuar sendo escravos dele por um mísero salário que ele lhes paga ?

      Excluir
    40. Agora sim, me ferrei, vou perder todos os meus alunos.

      Coitado surrei legal o intelectualzinho ovomaltine com pera. Que pena que não sei quem é senão ainda teria dado uma surra pra deixar de ser moleque chorão.

      Chefinho, já estou indo. Mas, eu não lhe chamei. É que se o Sr. precisar eu estarei ai.......

      Excluir
    41. Aí como é burro!! Quem falou que eu recebo salário? Eu nem trabalho! Eu só faço Kung Fu. Isso nunca foi um trabalho para mim e nunca será.
      Mas eu toparia ganhar um salário baseado na quantidade de mimimi que escuto de idiotas pseudo-intelectualizados...
      E o discurso estilo "não me deixem só, meu povo"? Ninguém veio te acompanhar nessa discussão inútil. Sabe pq? Pq quem gosta de treinar com a gente, treina e pronto. Quem não gosta acha um lugar mais adequado para o que se busca.
      Enquanto, isso, 3 Big Macs são vendidos por minuto no mundo...
      Imprimiu o quadrinho?

      Excluir
    42. Parece que a academia ideal fica no alto de uma montanha e o mestre é um chinês magro de cabelos e barba bem longos assim como Pai Mei. Engraçado que essa é a visão vendida por Hollywood que não é nenhuma entidade filantrópica e que se não fosse por ela muitos não viriam a se interessar por kung fu? O mestre sempre demonstra sua admiração pelo grande Bruce Lee que ficou rico e famoso por transformar o kung fu em algo comercial?

      Excluir
    43. Acho que o que doi mais num ser humano é saber que é covarde. Que pena que não sei quem é senão já tinha dado uma surra nesse moleque.

      Excluir
  3. Gostei do texto parabens mais uma vez ao mestre Gabriel. Só sabe dar dor quem ja a teve e alunos discipulos com estes perfis são comuns em escolas marciais, nao so no kung fu mas em todas as artes.
    Quanto a questionar seu mestre, faço a pergunta então porque estar com ele quem nao gosta do regime nao fica.
    Mais uma vez parabens Gabriel pela ousadia.

    ResponderExcluir
  4. Dizia-se na china antiga que ao aceitar um Mestre, a hierarquia militar (軍隊) permearia sua escolha.
    Ao se tornar um estudante do Wushu, teria duas opções:
    Ser o "sustento de escola", desobrigado, para poder ir e vir como o vento que leva as folhas.
    Ser a "continuação da escola", tendo uma responsabilidade diferente com seu mestre, o pensamento do aluno fica para trás, "a pedra que faz parte da represa", tomando como verdade a verdade de seu mestre.
    Se queres ser a pedra que solta quando bate a água, nunca torne-se um discipulo.

    ResponderExcluir
  5. Resumindo:

    Os anônimos passam e a TSKF permanece, só que cada vez maior e mais forte.

    #get_yourself_a_life

    ResponderExcluir
  6. Ser empresário capitalista e ainda oferecer Kung Fu tradicional.
    Parece paradoxal e contraditório, mas é isso mesmo que temos aqui.
    Se pensasse somente no dinheiro e nada mais, teriamos um bando de alunos ovomaltine com pera!
    E não teríamos tantos atletas bons e campeões mundiais!
    Já perdemos muitos alunos por ter um kung fu tradicional, disciplinar, que não admite atrasos em hipótese alguma, só pra ter um exemplo!
    Quem não está satisfeito com o que temos, "pegue seu banquinho e saia de mansinho." Ficar sofrendo pra que??

    ResponderExcluir
  7. Tem gente que gosta de gastar energia à toa mesmo. Ele ainda não entendeu que os comentários e perguntas não vão mudar em nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de não mudar nada ainda lhe causa sofrimento e dor.

      Tá sozinho aqui, acuado e sofrendo o coitado.

      Excluir
  8. O pior é que no lugar de se mostrar como um exemplo do que deveria ser feito, ele só diz como tem que ser, mas não é capaz de mostrar nada.

    Ou seja, ele é como o que ele mostra: nada.

    Diz que um monte de gente isso, um monte de gente aquilo, mas está aqui sozinho com seu discurso.

    Mas eu já sei o que vai ajudá-lo: u
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150997480112725&set=a.491982507724.266621.625387724&type=3&theater

    ResponderExcluir
  9. Com certeza esses fakes não entendem oque é ter um mestre e qual o seu verdadeiro papel. A pessoa vir criticar a visão capitalista do mestre é muito cômico e triste pois se não fosse Hollywood ele provavelmente nunca teria ouvido falar de kung fu, será que eles pensam que Bruce Lee fazia filmes por caridade? Ou acreditam que Bruce Lee também não entendia nada de Kung Fu? Bater no peito e citar grandes filósofos ocidentais para mostrar que é cheio de cultura bate de frente com os conceitos de esvaziar-se tão presente na filosofia oriental, e digo isso por que se não estivesse tão cheio de conceitos veria claramente oque o mestre realmente o esta ensinando. Como pessoas que se dizem tão inteligentes não conseguem entender a filosofia da academia que é de equilíbrio em “todos” os sentidos? Afinal não é isto que esta no quadro acima de suas cabeças na sala de treino em todas as unidades? Qual a maior preocupação das pessoas no dia a dia se não o de como ganhar dinheiro? E se acha que o mestre quer enriquecer em cima dos seus instrutores, deveriam ler a sessão “nosso universo” no site da tskf. Há muito mais de filosofia na tskf do que alguns olhos de pessoas tão despertas esta conseguindo enxergar, dai a diferença entre aluno e discípulo, só quem esta realmente disposto a se abrir aos ensinamentos do mestre pode alcançar o papel de discípulo. Com relação a não haver mais lutas na academia ser uma forma de atrair novos alunos, por que isso seria algo ruim? Conheço varias pessoas que gostam e “entendem” de arte e filosofia oriental, gostam muito de kung fu mas tem medo de se machucar nessas lutas. Claro que a pratica as faria superar esse medo, consegue ver o paradoxo? Não pratica por que tem medo e não perde o medo por que não pratica. E pra quem gosta de filosofia não é o objetivo do guerreiro, depor sua espada?

    ResponderExcluir