quarta-feira, 30 de abril de 2014

#Conquest 09 - Discipline

(Disciplina)

Ouvimos falar sobre disciplina o tempo todo. Autodisciplina, disciplina escolar, disciplina marcial. Mas o que é disciplina?

Se procurarmos no dicionário seu significado, vamos encontrar definições como: submissão ou respeito às regras ou àquele que são superiores, ou ainda, da mesma origem etimológica da palavra discípulo, “aquele que segue”.

Você é disciplinado?

Ter disciplina é muito mais do que apenas obedecer a ordens. É querer segui-las. Porém, para alcançá-la, é preciso galgar todas as etapas que vimos nos episódios anteriores.

É preciso Coragem para mudar antigos conceitos, conhecer novos valores, iniciar algo novo.  São poucos os que se propõe a sair da zona de conforto de suas rotinas já tão familiares.

É preciso Perseverança para não se deixar levar por hábitos antigos e continuar no caminho escolhido. No início, tudo é mais difícil, mas mesmo com quedas e falhas, apenas aqueles que persistem alcançam os seus sonhos.

É preciso Confiança para não se deixar influenciar pelo o que os outros dizem ou até mesmo pelo o que sua própria mente lhe diz. Você só será capaz de fazer algo se realmente acreditar ser capaz de fazê-lo.

É preciso Força de Vontade para não desistir quando vierem as dificuldades e novos desafios. Ser bem sucedido em algo não é uma questão de ter habilidade. Lembre-se, não são os talentosos que vencem na vida, são os apaixonados.

É preciso Paciência para saber o momento certo de agir e o de não agir também. Saber que tudo tem o seu próprio tempo. Porém, simplesmente esperar sentado que as coisas aconteçam não é ter paciência.

É preciso Determinação para saber onde está indo, para manter o foco. Não deixar a chama, o “desejo ardente” se apagar.  A determinação é como uma segunda fase da perseverança, pois é ela que não deixa você desistir depois de já ter percorrido boa parte do caminho. É a sua determinação que, mesmo depois de ver tanto o lado bom quanto o lado ruim das suas escolhas, vai dizer o quanto você ainda quer avançar.

É preciso Humildade para ouvir mestres e companheiros, ouvir pessoas com muita experiência e outras que ainda estão no inicio de sua jornada, eliminando a arrogância. Todos têm algo a nos ensinar.

E é preciso Respeito. O respeito que fará você aceitar até mesmo aquilo que ainda não compreende. Ele fará você saber a hora certa de falar e de ouvir. Como falar e como ouvir.

Todas essas passagens são de extrema importância para tornar-se um verdadeiro discípulo. Passo a passo, amadurecendo, entendendo o significado e a importância de cada fase. E a disciplina estará em você quando as dificuldades forem apenas mais uma etapa e não uma barreira; quando a abdicação de um lazer para que se cumpra um dever não for mais um enorme sacrifício; quando nada mais desviar os seu foco! E então a disciplina estará tanto nos seus pequenos gestos, quanto em suas grandes ações.

Adriana Shizue - TSKF Casa Verde


www.tskf.com.br/academias

Nenhum comentário:

Postar um comentário