quarta-feira, 5 de março de 2014

#Conquest 01 - Courage

O que é coragem?


Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, habilidade de enfrentar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Citando Van Gogh, “se você perdeu dinheiro, perdeu pouco, se você perdeu a honra, perdeu muito, se você perdeu a coragem, perdeu tudo.”

A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.

A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina "cor", que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta. O coração nunca calcula nada.

De onde vem a coragem?


A coragem nasce da paixão, do impulso de vontade e da determinação em se conseguir chegar, alcançar ou obter algo. 

A coragem foge quando a vontade dá lugar ao comodismo que nos estagna e nos põe debaixo de outras vontades.

O General Tárique, em 711, ao invadir a península Ibérica mandou queimar os navios após desembarcar, para que seus homens não se apegassem a esperança de retornar sem a vitória, e de fato, a estratégia funcionou e mesmo em menor número obtiveram a vitória.

Não estou dizendo para queimar seu carro ou sua casa quando sair, mas que sempre tenha em mente ações e pensamentos que o levem ao próximo passo em direção aos seus objetivos.

Como utilizar a coragem no dia a dia?


É preciso ter coragem para a mudança, para o novo, para melhorar. Quando se inicia o treino de kung fu é preciso coragem para abandonar antigos conceitos e focar-se no kung fu como uma filosofia de vida.

As dificuldades surgirão a cada passo de sua evolução, devemos entender que faz parte do aperfeiçoamento pessoal enfrentar cada novo passo, e cercar-se cada vez mais de metas e desafios, pois como o kung fu, usar a coragem é um hábito que precisa ser desenvolvido pelo uso, assim podemos dizer que uma pessoa corajosa é aquela que enfrentou o medo e agiu muitas vezes.

Poderia citar em nossa escola muitos exemplos de alunos e professores que vivem com coragem, abandonando a segurança do comum para viver o extraordinário, mas cito em particular nosso Mestre Gabriel.

Ele trabalhava como analista de sistemas, e em determinado momento decidiu ser um “mestre de kung fu”. Na verdade um professor, empresário e atleta, e assim, por ter a coragem de seguir seu sonho e quebrar as pontes atrás de si, estamos todos aqui hoje, exercendo a coragem a cada dia em nossos treinos e em nossas vidas, e para tornar a sua vida ainda melhor com a TSKF.

Até mais!

Antonio Carlos - TSKF Casa Verde