quarta-feira, 19 de março de 2014

#Conquest 03 - Trust


Confiança

Podemos quebrar a construção da palavra Confiança em dois termos: "Com" e "Fiança". Com esta quebra, chegamos à um significado bastante verdadeiro do termo: "Ter Riqueza".

A pessoa que tem Confiança, tem Riqueza à sua disposição. Sem Confiança, portanto, não há Riqueza. E não vamos falar aqui de Riqueza relacionada à dinheiro. Nada disso. Na nossa série #Conquest, a Riqueza é algo muito mais amplo que o papel moeda.

Quando você confia em si, você tem a capacidade de conquistar tudo aquilo que deseja. Todas as vitórias, todas as recompensas. Todos os deveres em estar onde você quer estar, é verdade. Mas também todos os benefícios.

Nos primeiros dois episódios de #Conquest, pudemos assistir o desenvolvimento da Coragem e da Perseverança. A soma destas duas virtudes permitem o surgimento da Confiança em si mesmo, da Autoconfiança. Uma pessoa que não persevera não pode confiar em si mesma. Uma pessoa covarde nunca, jamais saberia exercer a confiança em si mesma ou em outra.

Mas quando uma pessoa tem a semente da Autoconfiança, basta deixá-la florescer. Confiar em si mesmo não significa ser arrogante e achar que vai realizar grandes feitos em tempo recorde. Mas também não significa se sentir inferior em relação aos que estiveram no mesmo caminho que você, antes de você. Autoconfiança é se sentir capaz de realizar algo, um desejo, mesmo sem ter todas as ferramentas para isso ainda. É saber que é possível se aprimorar para adquirir tais ferramentas e então conquistar o que se deseja.

Esta interpretação da Autoconfiança é evidente no vídeo, quando nosso personagem passa a aprender a movimentar as armas. Uma nova habilidade deve ser adquirida e, ao mesmo tempo, ele já possui o conhecimento de que é capaz de se desenvolver e colecionar vitórias, mostradas nos episódios anteriores. Portanto, basta confiar em si mesmo e encarar o desafio de frente!

Mas a Confiança vai além de acreditar no que se pode fazer. É preciso também acreditar no outro, confiar no outro. Somos criaturas sociais, precisamos uns dos outros. Alguns mais, outros menos, mas todos precisam de alguém. E assim, relacionamentos são forjados. Os relacionamentos que nascem com base na Confiança serão longos e frutíferos para todos os lados, independente da distância, tempo ou desafios que surjam. Quando a Confiança falha numa relação, a base dela é desfeita e, no máximo, teremos uma relação fraca, sem vínculos, que não agrega mais valor para os dois lados com a mesma intensidade.

Uma Confiança quebrada pode ser refeita? Sim! Mas será preciso um esforço gigantesco, sem garantias de sucesso. Ter a Confiança de alguém é como ter um tesouro. Uma vez perdido, raramente pode ser retomado. Relembro: Confiança = Ter Riqueza.

Por isso, nunca é demais relembrar uma frase que o Mestre Gabriel sempre diz: "A Confiança é a cola que une os relacionamentos."

E ouso dizer mais: ela une TODOS os relacionamentos, inclusive o seu com aquela bela pessoa que você vê, quando se olha no espelho.

Aproveite o nosso novo episódio e comente abaixo o que você achou!

Danillo Cocenzo - TSKF Barro Preto


www.tskf.com.br/academias

Nenhum comentário:

Postar um comentário