terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que é Kung Fu?

No filme "Matrix", Neo (Keanu Reeves) passa por um treinamento incomum de Artes Marciais onde, instantaneamente, ele aprende diversas artes diferentes. Se você não se lembra desta cena, pode vê-la aqui.

O curioso aqui é que, ao terminar a "sessão de treino" e ter aprendido inúmeras artes marciais, ele acorda e a primeira coisa que ele diz é "I know Kung Fu" ("Eu sei Kung Fu"). 

Por quê ele não disse, "eu sei arte marcial x" ou "arte marcial y" e disse justamente "Kung Fu"? Talvez Neo quisesse expressar seu assombro por saber uma arte marcial de extrema complexidade em tão pouco tempo. Ou talvez o roteirista pensou em usar esta frase, porque é uma arte marcial amplamente conhecida do público alvo do filme. Podem ser várias coisas.

Mas o maior espanto não deveria ser com a afirmação de Neo, "Eu sei Kung Fu". O espanto deveria acontecer por conta de uma pergunta que poderia ser feita: "O que é Kung Fu?" O que é esta Arte Marcial de origem chinesa? O que ela pode ser para cada pessoa?

Para responder esta pergunta fundamental, convidamos nosso sócio e instrutor William Costa, que propõe uma reflexão a partir de sua própria experiência de profunda transformação pessoal a partir do Kung Fu. Longe de ser a resposta definitiva, mas uma resposta que resume muitíssimo bem a forma de ver o Kung Fu adotada pela TSKF.

Recomendamos ver este vídeo na íntegra. Realmente é um conteúdo que vale a pena ser compreendido na sua totalidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário