quarta-feira, 6 de abril de 2011

O momento decisivo

Durante longos anos tenho acompanhado e analisado o progresso das pessoas que me rodeiam, parentes, amigos, colegas de trabalho, sócios, instrutores, alunos etc.


Durante algum tempo, principalmente na época em que eu trabalhava como analista de sistemas eu me senti deprimido, pois, olhava as outras pessoas e percebia que eram mais instruídas, mais inteligentes e mais espertas do que eu.


Como a maioria das pessoas, interiormente na minha mente eu culpava os meus pais por não terem me incentivado a gostar de estudar. Eu também culpava os meus superiores por não enxergarem que eu era um bom profissional. Lembro-me como se fosse hoje o dia em que meu chefe promoveu meus colegas de serviço e me chamou e disse “Infelizmente não poderei promovê-lo, pois, você não tem faculdade”.


Então, durante muito tempo, culpei meu chefe, meus pais, meus amigos, minha empresa, e até o meu cachorro, até que um dia me cansei e percebi que isso não adiantava nada. Foi quando o primeiro livro intitulado “Sucesso e riqueza pela persuasão” caiu em minhas mãos.


Eu acredito que todo mundo tem o que chamo de “O momento decisivo em sua vida” e esse foi o meu momento, pois, a partir dali descobri que todas as coisas que me afligiam como minha falta de formação e inteligência não eram as razões do meu infortúnio e muito menos do meu insucesso.


Acredito que o meu maior mérito foi reconhecer o momento decisivo em minha vida quando ele se apresentou e modificar o que eu vinha fazendo errado.


Depois disso conquistei todas as posições que quis dentro de minha profissão até reconhecer definitivamente que trabalhando de empregado jamais eu conquistaria os meus sonhos.


Todos os meus amigos, colegas de trabalho e até o chefe que havia me negado a promoção por eu não ter uma boa formação ficaram para trás.


Hoje quando eu vejo uma pessoa bem formada ou muito trabalhadora, mas, que não está chegando a lugar nenhum sei reconhecer rapidamente em questão de minutos a razão pela qual estão patinando na vida.


Infelizmente não podemos chegar pra essas pessoas e declarar o que tem de errado com elas e com suas atitudes, pois, isso além de não funcionar ainda se torna um reforço pra que elas insistam em continuar fazendo a mesma coisa. Somente a própria pessoa tem o poder de reconhecer o momento decisivo em sua vida e modificá-lo.


Dizer abertamente às pessoas o que elas estão fazendo de errado e porque elas estão patinando na vida, não adianta nada e a única coisa que você consegue é um inimigo.


Muitos de vocês são muito mais inteligentes do que eu, muito mais espertos e muito mais bem formados e se ainda estão patinando na vida espero poder ajudá-los a reconhecer o seu momento decisivo na sua vida, encontrar o que está errado, corrigir e seguir em frente rumo ao sucesso.


Não espero que ninguém goste ou acredite no que escreverei, espero apenas ajudar aqueles que estão na boca do gol a reconhecer o momento e chutar a bola pra dentro fazendo o gol. Então, ai vai.


Pra ter sucesso duradouro na vida você precisará de muitas coisas, abaixo algumas delas.


Você precisa saber o que quer

Você precisa acreditar que consegue

Você precisa pagar o preço

Você precisa acreditar que merece, ou seja, não pode ter conflito, principalmente com relação a dinheiro, pois, queira ou não, o dinheiro é um dos termômetros do sucesso.


E lembre-se, “Sucesso é conseguir o que você quer e felicidade é gostar daquilo que conseguiu”.






Um comentário:

  1. Gostei muito do post mestre!

    Sabe, que hoje, eu tive uma grande vitória, passei num teste pelo qual tenho me preparado faz muito tempo. E para o qual tive muita ajuda do Osvaldo e do Danillo la da Tskf Vila Madalena.

    Para alcançar, eu precisei exatamente disso que o senhor fala - "Saber que quer, Acreditar que consegue e Pagar o preço".

    Tentando descrever a emoção numa palavra, eu imaginei como um Gol! mesmo - muito trabalho e perseverança para alcançar um objetivo!

    É preciso coragem pra ir atrás dos nossos sonhos. É sempre bom ouvir a história de pessoas que tiveram essa coragem e sabedoria para realizá-los.

    Beijos!

    Paula

    ResponderExcluir