segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Evolução

Do Aurélio:

"Progresso paulatino e contínuo a partir de um estado inferior ou simples para um superior, mais complexo ou melhor."

"Transformação lenta, em leves mudanças sucessivas."

Quando um novato termina as Posturas Básicas significa o que eu acabei de escrever: termina. Mas não completa. E nunca vai completar. Sabe por quê?

Porque o "completar" significa fazer com perfeição. E, como sabemos, ninguém é perfeito. Ainda assim, o desafio do artista marcial é buscar a perfeição a cada treino e em cada execução de movimento.

E quando este mesmo aluno chegar na faixa roxa? Bem, se ele entendeu a lógica simples acima, as Posturas Básicas dele serão melhores em relação a um novato, mas ainda assim, terá margem para evolução.

Infelizmente, há um erro comum que se pode cometer, já citado pelo nosso Mestre em seu livro. O aluno acha que "já está bom", e ele "já aprendeu". Isso é uma situação traiçoeira para se estar, porque passa a entender evolução como adicionar movimentos novos simplesmente. E Evolução dentro do Kung Fu significa sim adicionar movimentos novos, mas mais do que isso: obter maestria na execução dos movimentos.

Ao executar os Básicos de Socos mais de uma vez por aula, lembre-se que não se trata de repetir algo que já se sabe simplesmente. Trata-se de uma oportunidade de trabalhar uma postura mais baixa, fortalecer mais as pernas, trabalhar a pontaria do soco, praticar a explosão dos movimentos e um giro eficiente de quadril.

Justamente o que é cobrado de um aluno avançado.

Mas se o aluno avançado não pratica isso quando estamos falando do Básico de Socos, isso será feito quando se chega nos Básicos de Lança, uma matéria avançada, que requer muito esforço físico e técnico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário