segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Domingo 09h00

A rotina funciona sempre da mesma forma: entre 08h59 e 09h00 o Mestre entra na sala de treino da Matriz e o Luiz Fabiano (instrutor do Tucuruvi), com sua entonação característica, orienta energicamente que todos se levantem e/ou tenham a devida atenção e cumprimentem o Mestre Gabriel.

A partir daí segue-se o processo que todos os alunos já conhecem para o início de uma aula na TSKF. Na verdade seria até uma aula comum, se não fosse o fato do Mestre "puxar" a aula.

Esta aula dominical é um benefício que todo aluno(a) faixa marrom em diante adquire. Esta aula não conta dentro do número de aulas do plano de cada um. Entretanto, ainda assim, muitos preferem não usar este benefício. Afinal, tem que acordar cedo aos domingos.

Naturalmente que não querer acordar cedo em um domingo é um motivo válido e compreensível para não participar destas aulas. Muitos trabalham pesado ao longo da semana, treinam, cuidam da família e diversas outras obrigações do mundo moderno. Mas citando um pensamento (ótimo) da Lourdes aqui da Vila: "Se a gente acorda cedo para fazer um monte de coisa que não gosta, por quê não podemos acordar cedo para fazer algo que a gente gosta?"

Poder treinar com o fundador da academia, com sua experiência de mais de 30 anos no Kung Fu agrega ainda mais valor técnico, uma vez que seu olhar e sua avaliação é muito rígida e precisa. Mais do que apenas treinar, é estar de fato comprometido com sua Arte.

Para muitos isso pode significar ter que abrir mão de uma balada no sábado ou de mais horas de sono no domingo pela manhã. Mas conheço exemplos de pessoas que não acham que a aula exclui outros compromissos importantes. Elas saem de sábado, mas terminam a balada um pouco mais cedo. Outros saem de sábado e vão direto para o treino no domingo (não é muito recomendado, mas vá lá). Outros ainda simplesmente escolhem outro dia para fazer sua balada.

Tudo depende da importância que vc dá para sua Arte e o comprometimento que vc decide ter. Veja que não há uma única resposta certa e universal para ir no treino ou não, tudo depende do que vc deseja priorizar.

2 comentários:

  1. Ótimo post! Principalmente para os faixas marrom que precisam tomar vergonha na cara, tipo alguém que eu conheço... ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Ta aí uma coisa que eu nunca entendi.
    Por que um atleta que diz levar a academia a sério não aproveita essa oportunidade sem igual de treinar junto a Mestre ?

    ResponderExcluir