sexta-feira, 4 de junho de 2010

Porque participar de campeonatos



Primeiramente eu gostaria de agradecer ao Shifu Paulo Silva pela oportunidade que me deu de escrever para a revista da Liga Nacional de Kung Fu.

Gostaria também de aproveitar a oportunidade pra dizer a todos que o Shifu Paulo Silva é, em minha opinião, a pessoa mais ética que conheço dentro da comunidade de Kung Fu aqui no Brasil. Nunca presenciei o Shifu Paulo Silva criticando ou falando mal de nenhum estilo ou mestre.

Quando ele me pediu que escrevesse algo pra sua revista eu comecei a pensar em alguma coisa que pudesse ser importante para o crescimento e desenvolvimento do Kung Fu no Brasil como um todo, então decidi escrever sobre a importância de participar de campeonatos.

Certa vez um grande palestrante que era uma pessoa de extremo sucesso me disse o seguinte; “Se você gosta de ler livros leia, se você não gosta de ler livros, leia também” Isso mudou para sempre a minha vida, pois, pude aprender muitas coisas e me tornar o que sou hoje, portanto, começo dizendo o seguinte; se você gosta de participar de campeonatos, participe e se você não gosta de participar de campeonatos participe mesmo assim.

Além disso, a competição desde a Grécia antiga tem sido um instrumento de união dos povos e é impossível que uma pessoa nos dias de hoje ainda não tenha entendido isso, haja vista todo o espírito que envolve o mundo quando da realização dos jogos olímpicos ou de uma copa do mundo de futebol.

Participar de campeonatos proporcionará a você e a seus alunos conquistar enormes benefícios além de manter a máquina do Kung Fu sempre em constante movimento. Como vocês bem sabem, ficar parado é uma boa maneira de se começar a regredir.

O primeiro benefício que vejo quando um aluno decide participar de um campeonato é que ele começa a treinar mais e, conseqüentemente sua técnica melhora consideravelmente, além disso, sua motivação aumentará, fazendo com que ele permaneça por mais tempo treinando em sua escola, dessa maneira, tanto ele quanto você será beneficiado, ou seja, a competição é um instrumento que pode fazer com que seu aluno permaneça treinando por mais tempo em sua escola.

A maioria dos seres humanos necessita de motivação pra continuar fazendo o que fazem por muito tempo. Acredito que todo professor ou mestre de Kung Fu sabe que o mais difícil quando se ensina Kung Fu é conseguir fazer com que seus alunos permaneçam treinando por longos anos em suas escolas. Eu particularmente acho impossível manter alunos treinando por muito tempo sem lhes dar desafios pelos quais possam se motivar a continuar treinando.

O segundo beneficio que vejo quando participamos de um campeonato é o beneficio de sair do isolamento e poder testar nossa própria técnica contra outros adversários, não pra derrotá-los, mas, simplesmente pra saber o quanto estamos evoluindo ou o quanto ainda precisamos evoluir. Quando somos derrotados num campeonato temos a oportunidade de aprender e corrigir nossa estratégia de treino e quando vencemos podemos saber que estamos no caminho correto. O campeonato serve, portanto, como um termômetro, tanto para o professor quanto para o atleta.

O terceiro benefício e um dos que eu acho mais importante é o de poder fazer amizades com outros atletas e mestres. Hoje sou grato ao Kung Fu por ter me dado a oportunidade de viajar, conhecer e fazer amizades com pessoas de lugares que jamais imaginei poder ter amigos, de países tais como Cingapura, Hong Kong, Alemanha, Espanha, França, África do Sul e Estados Unidos. Jamais imaginei poder conhecer e ser amigos de pessoas desses países e as competições me proporcionou isso.

Estou no Kung Fu a trinta anos e, nesses trinta anos o que eu mais escuto os mestres dizerem é que existe uma desunião muito grande entre mestres e praticantes. Sinceramente não vejo nenhum lugar melhor pra se fazer e manter amizades do que nos campeonatos, que é exatamente onde todos nós podemos nos encontrar pra fazer amizade, conhecer o trabalho do próximo e trocar experiências. Muitas vezes temos um pré-conceito de alguns mestres, mas, quando o conhecemos cara a cara percebemos o quanto a pessoa é bacana e sensata.

Infelizmente ainda escuto pessoas que tem pensamentos tacanhos e medíocres, tais como; não irei ao campeonato de fulano pra não enriquecê-lo, não irei ao de beltrano porque é desorganizado, não irei ao de cicrano porque é caro, não irei ao daquele porque é longe, não irei ao daquele outro porque a arbitragem é ruim e assim por diante.

Sinceramente, por experiência própria jamais perdi um único aluno se quer por ter participado de campeonatos ruins. Pra tudo nessa vida existe uma boa estratégia pra que possamos transformar uma experiência ruim em algo positivo e vantajoso pra nós. Tudo depende de como direcionamos o nosso pensamento a respeito das coisas e o que fazemos a respeito. Sou partidário daquele ditado que diz “se lhe derem um limão, faça uma limonada”.

Minha escola tem participado dos campeonatos da Liga Nacional de Kung Fu já a muitos anos e posso garantir que hoje é um dos melhores campeonatos do Brasil e tenho certeza de que nenhum de vocês se arrependerá de participar do próximo campeonato, portanto, espero encontrar todos vocês no próximo campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário