sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Os Eventos


Dentro da TSKF, gostamos muito de participar de eventos. Isso nos permite interagir com a comunidade de Kung Fu do Brasil e exterior, celebrando amizades, começando novas amizades e vendo o quanto podemos evoluir em nosso Kung Fu.


Alguns eventos já são parte de nossa agenda anual e nunca ficamos de fora. Vejamos alguns:

1- Campeonatos Paulista, Brasileiro e Internacional, organizado pela Liga Nacional de Kung Fu
Ao longo do ano, a LNKF, na incansável liderança do Shifu Paulo Silva e Rosânia Porto, organiza estes três campeonatos. Suas últimas edições aconteceram no Ginásio Mané Garrincha, em São Paulo - SP

2- Campeonatos Paulista, Brasileiro e Inter Estados, organizado pela CBAMC (Confederação Brasileira de Artes Marciais Chinesas)
Outro grupo de eventos feitos ao longo do ano, organizado pelo experiente Shifu Edilson. Estes eventos voltaram a acontecer no Ginásio do Ibirapuera/Mauro Pinheiro, em São Paulo - SP.

3- USKSF International Championship Tournament, organizado pela USKSF (United States Kuo Shu Federation)
Este é um dos eventos internacionais que fazem parte da nossa agenda, sob a liderança do Grão Mestre Chien Lian Huang. O evento acontece no Hunt Valley Inn, localizado na região de Baltimore - Maryland (EUA)

4- USKSF North Tournament e GKSF Tournament
Mais dois eventos internacionais que costumamos tomar parte. O primeiro, organizado pela United States Kuo Shu Federation - North é organizado pelo nosso estimado amigo Shifu Nelson Ferreira e acontece em Madison - Wysconsin (EUA).
Já o segundo nos leva para a Europa, onde a German Kuo Shu Federation organiza o evento em Neu Ulm, na belíssima região da Baviera alemã. Este evento acontece sob a gestão do Shifu Alexander Czech, que foi um dos grandes responsáveis pela viabilização do Time de Arbitragem da TSKF.

O campeonato que a TSKF organiza anualmente é uma parada altamente recomendada para quem quiser ver um bom campeonato de Kung Fu. Competições de novatos, iniciantes, intermediários e avançados acontecem simultaneamente em todas as áreas de competição, com participantes das mais variadas escolas de Kung Fu do Brasil e do mundo. Além disso, as lutas no Lei Tai incentivam a competição esportiva saudável, dando inclusive uma bolsa para os vencedores das categorias avançadas de R$ 1.000,00. Nosso evento tem acontecido, nos últimos anos, no Ginásio do Clube Hebraica, em São Paulo - SP.



6- FAMEC (Festival de Artes Marciais e Esportes de Contato)
Mais um tradicional evento em São Paulo, no qual participamos desde a primeira edição. Este é o único evento que participamos onde diferentes artes marciais se apresentam e mostram um pouco de sua cultura, treinos e práticas.

Aqui cabe um ponto interessante: por quê participamos de apenas um único evento onde existe outras artes marciais, e não apenas o Kung Fu?

Não acreditamos que a mistura de várias artes marciais em um mesmo campeonato seja algo bom para qualquer uma das artes marciais. Em nosso histórico e experiência, observamos que as pessoas de fora tendem a comparar esta arte marcial com aquela e, através da comparação, eleger a que acham melhor ou "a mais legal".

Isso é ruim, porque as pessoas comparam coisas diferentes entre si e que não tem nada a ver uma com a outra. Vamos pegar o jiu jitsu, por exemplo. É uma arte que tem uma grande atuação como luta de solo, envolvendo chaves e torções variadas. Agora vamos ver o boxe ocidental: sem envolvimento com o solo, uso "limitado" à socos apenas. Colocando assim, parece que o jiu jitsu é melhor, não? Mas por quê o boxe ocidental consegue reunir milhões de pessoas para assistir uma única luta e pagar os maiores cachês por lutador deste meio? Porque boxe é boxe. Jiu Jitsu é jiu jitsu e cada um serve à um propósito. E as duas práticas são boas.

Mesmo assim, podemos ver claramente que a TSKF gosta bastante de eventos e incentiva os alunos que tenham interesse em participar, para que tomem parte deles dentro das possibilidades de graduação liberadas para entrar no evento. Sentimos, não apenas o prazer de estar entre amigos em eventos, mas o dever de participar da comunidade de Kung Fu e contribuir para o crescimento dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário