sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sombra, água fresca e um jornal com as letras bem grandes pra não atrapalhar as vistas


Você já se perguntou por que você ainda não se tornou o que gostaria de se tornar ou ainda porque não alcançou o sucesso que gostaria de alcançar?

Você já se perguntou por que a maioria das pessoas que vão para o exterior morar sozinhas normalmente acaba se dando bem?

Você já se perguntou por que muitas pessoas instruídas que estudaram nas melhores faculdades muitas vezes não se tornaram bem sucedidas?

Você já se perguntou por que pessoas supostamente menos instruídas do que você se tornaram muito bem sucedias e você não?

Se você não está onde gostaria de estar e já se fez uma dessas perguntas, deveria parar para refletir e descobrir porque não conseguiu o que queria, deveria tentar descobrir o que essas pessoas faz de diferente que fizeram a diferença pra elas.

Napolleon Hill meu escritor favorito durante mais de vinte anos entrevistou mais de dezesseis mil pessoas de sucesso entre eles comerciantes, donas de casa, advogados, bancários, engenheiros, comerciários, médicos corretores, operários, professores fazendeiros, ferroviários e analisou cada uma delas reunindo todos os fatos importantes que as levaram a serem bem sucedidas e publicou uma obra contendo dezesseis lições o que ele chamou de A Lei do Triunfo. Na verdade ele estudou essas dezesseis mil pessoas bem sucedidas para descobrir o que cada uma delas fazia de diferente das pessoas comuns que as tornaram bem sucedidas e criou a Lei do Triunfo.

Estamos numa outra época, mas as leis do triunfo que serviram naquela época ainda funcionam perfeitamente nos dias de hoje, afinal de contas se é uma lei não deveria ser diferente.

Meu intuito nesse texto não é ensinar ninguém a ser bem sucedido e sim estimulá-los a pensar nas questões que coloquei acima. Pense bem, se você não está onde gostaria de estar e já se fez pelo menos uma das perguntas acima, não seria interessante descobrir a resposta e corrigir o erro.

Tenho certeza absoluta de que se você ler atentamente a Lei do Triunfo descobrirá rapidamente a razão do seu fracasso.

Talvez alguns de vocês sejam até amigos íntimos de pessoas muito bem sucedidas, mas não conseguem entender como é que essa pessoa tão comum quanto você chegou lá e você não. Não consegue entender como você tão inteligente como seu amigo patina no mesmo lugar e não consegue progredir tanto quanto ele. Não seria legal você ter essa resposta.

Você sabia que a zona de conforto é um dos principais fatores que impedem as pessoas de progredir?. O próprio nome Zona de Conforto já diz tudo, lugar confortável. São as pessoas que não tentam outro emprego porque onde ele está ele conhece tudo. São as pessoas que não arriscam abrir uma empresa porque elas ganham o suficiente pra viver. São as pessoas que não vão tentar a vida noutra cidade ou noutro país porque não conseguem ficar longe de sua família e de seus amigos.

Lembre-se sair da Zona de Conforto dói tanto que você nem pode imaginar. Para sair da Zona de Conforto você terá que se tornar Capitão de seu próprio navio.

Da próxima vez que você reclamar da vida, do governo, da sua empresa, do seu patrão, da sua esposa, do seu marido, pense se você não está numa Zona de Conforto, pense se na verdade o que você não quer mesmo são sombra, água fresca e um jornal com as letras bem grandes pra não atrapalhar as vistas.

4 comentários:

  1. Faz todo sentido, muito bem colocado.Me fez refletir.

    ResponderExcluir
  2. Sifu Gabriel,

    Artigo muito bacana de se ler!

    Mas, se o "sucesso" poderia ser algo entendido como atingir, finalmente, a "sombra e água fresca", qual seria a diferença entre estar desfrutando a sombra e bebendo a água fresca da atual zona de conforto?

    Grande abraço!
    Teodoro Novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que num dos parágrafo eu coloquei o SE na frente "Se você não está onde gostaria de estar e já se fez uma dessas perguntas, deveria parar para refletir e descobrir porque não conseguiu o que queria, deveria tentar descobrir o que essas pessoas faz de diferente que fizeram a diferença pra elas"

      No meu caso, eu nunca vou atingir a Zona de conforto, sou um eterno inconformado, estou sempre em busca de algo mais a frente.

      Respondendo a sua pergunta, nenhuma, se o objetivo da pessoa for atingir a zona de conforto.

      No meu caso, eu simplesmente fico desconfortável quando atinjo a zona de conforto e imediatamente parece que começo a morrer lentamente.

      Excluir