sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Capitão de seu próprio navio

Com a proximidade de mais um Curso de Instrutor, me lembrei de uma das passagens mais marcantes para mim de edições anteriores. E creio que esta passagem é justamente quando o Mestre disse que cada um de nós deve aprender a tornar-se o "Capitão de seu próprio navio".

Você é o decisor dos rumos da sua vida?

Provavelmente algumas pessoas responderiam "sim" a esta pergunta, imediatamente. Mas a resposta, apesar de simples, envolve uma questão muito complexa, que pode nos levar a responder a pergunta de maneira errada.

Quando somos jovens, nossos pais e familiares tomam praticamente todas as decisões para nós e assim seguimos nos desenvolvendo e amadurecendo, sempre com orientação e direcionamento.

Eu vejo aquelas matérias na mídia que dizem que "os jovens é que ditam as tendências de consumo". Nada mais equivocado, ao meu ver. É o orçamentos dos pais que dita a tendência de consumo. Neste momento, se você pensar em celular, as opções mais faladas são o iPhone e o Galaxy S II. Todos os jovens podem ter um destes? Não? Ah! Você vai ter um mais simples, que talvez tenha ganhado de Natal e vai fazer um bom uso dele, mesmo que não seja "a tendência de consumo". Quem tomou a decisão do consumo, neste caso?

(se vc tem um dos dois modelos que eu citei, não se sinta mal por isso...Significa apenas que seus pais podem te dar um desses, portanto, retribua o presente da maneira adequada)

Ao atingirmos nossa fase adulta (que chega em idades diferentes para cada pessoa, mentalmente falando) nós podemos assumir o controle do processo de decisão sobre nossa vida. Veja que escrevi "podemos assumir" e não "assumiremos".

Com menos idade, somos induzidos ao hábito de deixar decisões externas influenciarem a nossa conduta própria. Isso nos ajuda muito a criar alguns hábitos, por exemplo, escovar os dentes, tomar banho, comer verduras. Já pensou se desde cedo pudemos decidir o que comer e quando tomar banho livremente?

Mas quando deveríamos assumir o controle do processo de decisão sobre nossos rumos, estamos ainda presos ao hábito de permitir influências externas. É a mãe, é o pai, é a namorada(o), é a esposa (o), são os amigos, é o chefe, é a televisão, é o senso comum (que te mantém sendo uma pessoa comum e não uma pessoa extraordinária). Todos ou alguns deles podem ser os verdadeiros decisores de sua vida, e não você!

Existe um quadro um pouco diferente deste acima, mas igualmente perigoso, quando você PENSA que é o decisor. E é aqui que as pessoas correm grande risco de ficar ao longo da vida, sem ver que são conduzidas. A pessoa entende que ela é a decisora de seus próprios rumos e segue um determinado caminho. Praticar Kung Fu, por exemplo. Num belo dia, a namorada chama para fazer algo no lugar de ir treinar e ele vai. No dia seguinte, vem treinar para compensar.

Num outro dia qualquer, a família quer fazer uma reunião com todos e ele não vai treinar para ficar com os familiares. Outro dia vai compensar. Num dia da semana, ele quer ir treinar, mas o chefe diz que ele vai precisar ficar até mais tarde para fazer qualquer coisa que poderia esperar o dia seguinte e ele não vai treinar. Quando pensa, no dia seguinte em ir treinar, a namorada reclama que ele não a viu no dia anterior e nem ligou para ela (pois estava fulo da vida com o trabalho extra). Então o camarada não vai treinar e vai ver a namorada.

Quando menos esperar, nosso caro Sr. Exemplo parou de treinar e nem sabe dizer o motivo.

Infelizmente, todos correm o risco de ficar nesta situação. Inclusive os sócios e instrutores da nossa academia, que fizeram o Curso com nosso Mestre e o escutaram falar a respeito disso, explicando inclusive como fazer para se prevenir deste cenário.

É claro que o caminho para conquistar nossos sonhos não é uma reta e todos nós, vez ou outra, temos que fazer algum desvio no percurso, ou ainda fazer uma "parada" em nosso jornada. Da mesma forma que um capitão de seu próprio navio faz uma parada estratégica em um porto para escapar de uma tempestade que sua embarcação não pode enfrentar. Ou ainda, como qualquer Pirata do Caribe ser humano, pára para aproveitar um merecido descanso. Mas ele deve ter a Determinação necessária para avançar e o Compromisso de chegar onde se deve.

Não apenas por isso, mas também por isso, tenho certeza que todos os inscritos e presentes para o Curso de Instrutor deste ano terão algumas horas muito produtivas voltadas para seu próprio desenvolvimento.

18 comentários:

  1. Muito bom!!
    Muitos que leram este blog deveriam chamar seus "companheiros" (as) para ler também!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, isso não poderia ter sido dito de forma melhor.

    ResponderExcluir
  3. Bom, acho que o curso, mais do que um preparatório para novos instrutores, é uma forma de aprendizado com uma pessoa que obteve sucesso na vida, fazendo aquilo que mais ama. Acho que o curso vai agregar aos participantes, valores, idéias, e espero que mude para positivo, a forma de encarar alguns pontos da vida.

    Agora, pra mim, família vem antes de tudo! Eu posso ter 1 zilhão de amigos, bons professores e mestres, mas na hora que o bicho pega, só a família (e não englobo parentes, pois laços de sangue não tem lá aquele valor todo) nos compreende e dá o apoio necessário. Os que vêem de fora poderão julgar um momento em dizer que tal pessoa é fraca, não tem determinação, força de vontade... Mas o que torna as pessoas especiais, é a capacidade de cada um ser de um jeito, amar de um jeito e encarar a vida da forma que se é feliz. Eu faria qualquer coisa pelos meus pais, irmãos, esposo, e sei que é recíproco... Nada na vida deve ser um DEVER, exceto a busca por aquilo que o faz FELIZ!

    ResponderExcluir
  4. Ara, veja que vc DECIDIU que sua família vem antes de tudo e todos. Se isso está de acordo com seus objetivos na vida, vc está fazendo (e falando) maravilhosamente bem!
    O problema seria se vc tivesse um objetivo que necessitasse de um sacrifício de tempo com sua família e eles não deixassem isso acontecer, apenas para ter vc junto deles. Isso faria com que eles tomassem a decisão de uso do seu tempo, não vc.
    Continue em frente!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Danilo. Parabéns pelo post!
    O penúltimo parágrafo então, levo para a vida: Determinação e Compromissso.

    Citando aquele famoso poema do Fernando Pessoa: "navegue!"

    ResponderExcluir
  6. Sempre coloquei e sempre vou colocar meu propósito de vida antes da minha familia. Nunca tive e nunca terei dúvidas quanto a isso. Claro, como o Danillo sabiamente disse, é uma questão pura e simplesmente de objetivo. Minha opinião pessoal é que minha familia foi apenas um veículo pra eu vir a esse mundo, nada mais além disso, enquanto o meu objetivo é meu propósito de vida e o que eu deverei fazer no mundo. Nesse mesmo sentido, também tenho outra opinião pessoal que é a seguinte; pra mim, quem falhar com com seu propósito de vida, falhou desgraçadamente na vida. Claro, tudo isso são opiniões pessoais. Muita gente tem como propósito de vida a vida de outros, como por exemplo a vida de sua própria familia. Pra mim, temos um papel a cumprir nessa vida.

    ResponderExcluir
  7. Uma ótima análise de uma situação simples e comum que pode ocorrer na vida de qualquer pessoa.

    Por simplesmente não tomar a direção de sua própria vida.

    Parabéns pelas considerações e pelo Blog.

    Atenciosamente Shifu Rafael de Oliveira.
    Chao Long Chuan - Recife - PE.

    ResponderExcluir
  8. Concordo Cocenzo... Essa é minha decisão e nunca, ninguém da minha família se opôs ao que decidi para mim... Mesmo não concordando, me aconselharam mas nunca disseram "é certo ou errado". Um exemplo simples: Adoro tatuagens e são desenhos que só a pessoa pode decidir e que ficará com ela para sempre. Meus pais nunca aprovaram, alguns olham torto, mas quando fiz, eles perguntaram se eu estava feliz e eu estava.. Hoje, eles dizem que é minha identidade pois sou feliz assim, e até gostam... Por isso eu citei que família é diferente de parente, pq temos uma infinidade de pessoas com o mesmo sangue e sobrenome por aí, porém aqueles que estão alí do lado, seja pro bem ou mal, são bem poucos né?

    Beijo grande, te admiro!

    ResponderExcluir
  9. Excelente abordagem Danillo!

    Vamos ver quantos desses "capitães" encontraremos no curso de instrutor.

    Ou mesmo quantos o Mestre Gabriel despertará.

    ResponderExcluir
  10. O texto mais inteligente que li nos últimos tempos, pela sua simplicidade em colocar que, uma vez que assumimos propósitos em nossas vidas, devemos seguí-los até o final.
    Nossa felicidade não deve ser julgada, mas sim, respeitada. Cada um de nós deve, então, assumir quais são nossas prioridades na vida e, desta forma, realizar uma força tarefa sem medir esforços para alcançar os objetivos traçados.
    Não raro, encontramos amigos, familiares, trabalho entre outros fatores externos que tentam nos disvirtuar de nosso caminho. Muitas vezes, não fazem por mal!! Estas pessoas, por não compartilharem dos mesmos objetivos, ou ainda, por não terem sido capazes de atingir metas um pouco mais agressivas, tentam nos desestimular de nossas grandes e importantes metas. É como se pensassem:
    -Nós não conseguimos, é melhor vc não ir tão longe, pois poderá se frustrar...

    Uma pessoa completa é aquela que é feliz, INCLUSIVE durante os percalços até atingir seu objetivo, porque ela simplesmente consegue enxergar um BEM MAIOR no final. E não há nada mais reconfortante do que saber que vamos alcançar nosso propósito de vida.

    Como gosto de repetir, sejamos líderes de nossas vidas. Porque um líder morre de audácia, mas não morre de tédio.

    Abraço!
    A

    ResponderExcluir
  11. Sensacional , me enquadro totalmente na situação do sr. Exemplo e com um acréscimo de falta de $

    ResponderExcluir
  12. Ana Mariano, simplesmente adorei a sua colocação, muito mesmo, achei sensivel, e de grnade visão, concordo no termo familia não cosaguinea, tem gente q nao se sabe como mas cabe muito bem em nosso coração, como se fosse familia de sague mesmo, e uma discução muito mas muito sadia ... um excelente ano a todos e nos encontramos por aqui
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  13. Fantástico este post e com toda razão.Concordo plenamente com todos,mas aqueles que tentam nos desviar de nossos objetivos dizendo que está simplesmente nos "ajudando" são alguns que não tiveram uma experiência de buscar o seu sonho com uma connvicção quese realizará sabendo que os riscos e perdas são grandes,esta que é a falha que a faz pensar em percorrer o atalho mais fácil e assim acabar vivendo por "sobrevivência" seria a palavra correta.Sonhos temos que ter um compromisso muito mais sério que tudo,buscar afincamente mesmo que haja tempestade,mas não procurar fugir,encarar de frente em meio a grande fúria porquê em meio aquela tempestade virá um caminho limpo e luminoso.Como já escutei várias vezes isso,não faça parte do gado,e sim,seja o boiadeiro.Faça a sua história de glórias e conquistas!

    ResponderExcluir
  14. Ana Mariano antes de ler teu comentário elogioso a respeito do que o Conscenzo diz, já tinha observado o detalhe em que foi dito; 'às vezes precisa-se de um desvio, uma parada..' Achei legal o reconhecimento dele em cima do que foi frisado em relação ao propósito da pessoa. Mas quando vi a repercussão do resultado do teu comentário me pergunto: "Estes caras talvez não tem um pai, uma mãe, um filho de cama que depende totalmente dele para cagar, comer, tomar banho, ou algo mais. Talvez se houvesse uma situação como esta seria deixado pra lá ou pago, ou deixaria num local publico sem condições para os cuidados devidos, por eles? Outro caso; 'e se for você que ficar acamado e depender da família,' acredito que ao menos um da nossa família fará algo por nós, (família) mas não o melhor amigo, instrutor, professor, ou mestre que vai fazer isto ou pagar os custos para isto. Então temos que ter reflexões diante de palavras escritas, e não expressas verbalmente, pois o resultado se viu no teu comentário não é Ana Mariano. Agora um conselho do Augusto Curi, psiquiatra, psicólogo e escritor e mais.., muito bem sucedido. "NUNCA DESISTA DOS TEUS SONHOS" - Porém avalie o que dizer para não destruir os sonhos dos outros. Minhas palavras estas... Paulo Rogério... Q não treino por 2 meses, mas voltarei porque o sonho é meu, o pacote eu paguei, e pretendo seguir em frente até onde eu conseguir se não for bloqueado é claro,kkk. Bona chance Conscenzo, Ana, Sifú e todos os leitores desta postagem... E reflexão acima de tudo para a harmonia e prosperidade dos nossos propósitos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Estes caras talvez não tem um pai, uma mãe, um filho de cama que depende totalmente dele para cagar, comer, tomar banho, ou algo mais. Talvez se houvesse uma situação como esta seria deixado pra lá ou pago, ou deixaria num local publico sem condições para os cuidados devidos, por eles?"

      Ótima questão. Eu conheço um caso na academia que entra exatamente na questão que vc coloca e a pessoa não abandonou seus sonhos e seu caminho para eles nem por um minuto. AO MESMO tempo cuida de entes queridos que precisam de apoio 100% do tempo.
      Sempre procuramos falar com base na experiência que temos. De nada adianta falarmos coisas bonitas e inspiradoras, sem que a tenhamos vivido.
      A palavra convence, mas o exemplo arrasta. =)

      Excluir
  15. Engraçado ver as pessoas usando casos isolados ou no mínimo o menor percentual de acontecimentos pra justificar o porque temos que colocar a familia em primeiro lugar. Ninguem aqui está falando em abandonar a familia, estamos falando em sermos capitães do nosso próprio navio. No meu caso eu nunca coloco a familia em primeiro lugar. Em primeiro lugar sempre coloco a mim e ao meu propósito de vida, todo o resto é secundário. Simplesmente não acredito poder ajudar os outros sem cuidar de mim em primeiro plano. Acho que é por isso que nos aviões os comissários de bordo quando falam da segurança sempre falam, primeiro coloquem a máscara de oxigênio em você e depois ajude o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre sua visão de vida é sensacional. Assim como do Danilo, Luiz Fabiano. Enfim, são pessoas que não tem medo.

      Eu acho que para você se tornar capitão tem que ter muito "peito", deve-se ter coragem de olhar para seus objetivos e falar: "vou arriscar e isso vai dar certo".

      Infelizmente ainda não sou esse tipo de pessoa, pretendo ser e aprender com vocês como conseguir ser mais maduro, lógico que nunca irei parar de aprender.

      Ler esse blog me faz uma pessoa melhor e também conversar com os meu professores (Caike, Ian e Cesar) me faz tornar uma pessoa melhor com mais sabedoria.

      Obrigado.

      Excluir