quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Comunicação eficiente no convívio TSKF

As possibilidades de aprendizado quando se passa a frenquentar um novo local são inúmeras, o que ocorre principalmente em razão da interação entre as pessoas que lá se encontram. Atualmente, no modelo “conectado” em que vivemos nas sociedades das grandes cidades, relações interpessoais estão mais virtuais do que presenciais, fato este que pode até aproximar alguns indivíduos fisicamente distantes, mas diminui a qualidade da comunicação entre as pessoas.

Felizmente, você pode resolver boa parte destes “problemas” e simultaneamente melhorar sua saúde com uma atitude simples: treinar kung fu na TSKF. Veja aqui alguns pontos que explicam como isso é possível. Se você já treina, provavelmente vai se identificar com o tema em algum momento desta leitura.

Vamos começar por uma visão “micro” sobre do assunto. Quando uma pessoa começa a participar de um novo grupo, turma ou organização, procura naquele sistema outras pessoas cujas idéias sejam semelhantes ou, no mínimo, parecidas. É o que comumente pode ser chamado de “tribo”. Você já notou que na TSKF há uma grande diversidade de tribos e, ainda assim, somos todos membros de uma mesma família? Isso acontece porque não discriminamos ninguém que queira entrar na nossa escola, desde que um novo aluno tenha boas intenções e respeite seus colegas e professores.

Alguns encontram a sua tribo já “pronta” e a complementam com facilidade, sendo uma integração quase imediata. Outros modificam seu modo de ser com o tempo para fazer parte de uma tribo que lhes tenha sido apresentada naquela academia e de que tenham gostado do modus operandi da mesma, daí a razão deste “ajuste de conduta”.

Assim, feita a matrícula de um novo aluno, passa-se um curto período de tempo (e de treino) e já podemos observá-lo fazendo amizades, participando dos eventos da sua unidade, conversando com os seus professores, ou seja, interagindo com os colegas de forma divertida. E tudo isso fazendo uma atividade física incrível: o nosso kung fu, da TSKF. Isso é resultado de uma boa comunicação que funciona adequadamente dentro de qualquer uma de nossas academias. Aproveite esta etapa: comunique-se e interaja!

Agora vamos abordar sob uma perspectiva “macro”. Você já ouviu falar de alguma empresa grande que promova a interação entre os funcionários de suas diversas unidades? O exemplo típico que temos são festas de confraternização de fim de ano de algumas dessas companhias, onde algumas pessoas passam a se conhecer e, por um acaso, descobrem que trabalham no mesmo andar de um prédio. Às vezes, são quase vizinhas de sala e não sabiam. Incrível, não? Será que funcionários de redes de lanchonetes, de concessionárias de veículos, de lojas de roupas se conhecem entre as diversas unidades existentes espalhadas pelo país? Não, isso não é o comum, é exceção nas empresas.

Na TSKF, temos vários eventos para que diferentes “tribos” de diversas unidades se encontrem e até mesmo se identifiquem. Entre exemplos, temos exames na Matriz, aulas externas, cine TSKF, campeonatos (IKFCT e outros), viagens (Baltimore, Alemanha, Curitiba, mundiais, etc.), convenções, festas de inauguração de filiais... Ou seja, criam-se constantemente possibilidades para que integrantes da nossa escola possam interagir com aqueles que treinam nas nossas diversas unidades. Faça uso desse mecanismo: participe de tudo aquilo com o que você se identifica quando tiver disponibilidade!

Este primeiro tema que abordei, “comunicação”, inaugura a minha participação aqui no blog da TSKF e foi escolhido por esta ser a área da minha primeira formação. É uma grande satisfação poder compartilhar com nossos alunos e leitores o que temos de conhecimentos, idéias, estímulos, experiências e sugestões, principalmente por estar neste espaço com meus colegas e amigos instrutores que também aqui escrevem e com nosso Mestre Gabriel, com quem tenho a honra de completar hoje, dia 19/01/2012, dez anos (10 anos!!!) ininterruptos de treino.

Sim, é bastante tempo, muita coisa se passou e muita comunicação já ocorreu neste período. Realmente, eu tive muita sorte de ter entrado na TSKF há dez anos atrás, pois hoje sei que o que realizei até aqui com o Mestre Gabriel, com os meus sócios, com os meus colegas de treino (instrutores) e com os alunos da academia é apenas o princípio do que ainda está por vir.

Let’s keep on moving!

9 comentários:

  1. Excelente texto Garcia!

    É exatamente esta diversidade de "tribos" que faz com que a TSKF seja esse tremendo sucesso.

    Adoramos quando entram alunos de diferentes profissões, assim aprendemos muito com eles em conversas informais ou posts como você bem apresentou aqui.

    Parabéns em dobro, pelo texto e pelos seus 10 anos de treino!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    Garcia é um dos instrutores que eu mais admiro na TSKF e sempre aprendo algo conversando com ele!!
    Fico muito feliz que agora verei posts deste grande instrutor em nosso blog!
    Sócio de três filais TSKF, formado em jornalismo e cursando educação física, seus alunos tem sorte por estar próximos a esta pessoa de grande inteligência ótima técnica de kung fu e excelente gosto musical (he,he)!
    Parabéns pelos dez anos de treino!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Rafael, falou tudo! Tenho feito amigos incríveis na TSKF, que se tornaram de meu convívio não só nos treinos e eventos relacionados ao Kung Fu, mas em passeios e outras atividades como idas a cinema, troca de conhecimento, passeios em parques.. A interação entre os alunos é muito bacana, e não tem aquele lance de "panelinha" não, todos são tratados iguais! Treino no Tatuapé e conheço uma galera incrível de outras unidades, com as quais tenho amizade e fico feliz em rever quando nos visitam, ou quando visitamos outra unidade... Essa receptividade é incrível!!!

    Abraços
    Carla Mariano

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Garcia, meu instrutor e amigo!!! 10 ANOS de treino não é para qualquer um!!! Você é um dos melhores instrutores da TSKF! sendo também uma das melhores pessoas que eu conheço!!! (The Big Rocker!) Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito contente pelo Garcia ter aceitado escrever em nosso blog. Por várias razões, primeiro porque ele é formado em jornalismo e sabe escrever muito bem, segundo porque é formado em educação física o que agrega ainda maior valor, terceiro porque é uma pessoa muitíssimo inteligente e quarto porque o admiro muito pela sua honestidade e sensibilidade.
    Quanto ao texto não tenho nem o que discutir, está impecável e é exatamente isso que eu espero da TSKF e foi exatamente por isso que desenvolvemos o SGA, para que a nossa interação se tornasse ainda melhor. Obrigado Garcia.

    ResponderExcluir
  6. Garcia, parabéns pelo excelente texto e uma parabéns ainda maior pelos 10 anos de treino! Que venham os próximos 10 com ainda mais Sucesso!
    Ter a sua participação no blog é fantástica. Sempre que posso conversar contigo sinto que aprendo algo e me torno mais inteligente!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza um dos melhores posts que eu ja vi aqui no blog , Parabens Garcia pelos 10 anos de Kung fu e pelos 5 anos de TSKF Ipiranga , e que venham os proximos anos !!! Com certeza é um orgulho poder treinar ai com vocês e com todo o resto da TSKF , Abraços !!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado aos que apreciaram a leitura e pelas palavras aqui registradas! Agradecimentos:

    Ao Shih-Fu Luiz Fabiano, que replicou o link deste post para os nossos grupos TSKF no Facebook, e ao Antonio, que clicou "curtir" em todos;

    Ao Danillo Cocenzo, que me convidou para escrever aqui;

    Ao Mestre Gabriel pelo comentário aqui deixado, é realmente incrível a capacidade que tem de edificar as pessoas;

    Aos que leram e tiraram algum proveito!

    ResponderExcluir
  9. Sempre podemos tirar proveito de uma boa leitura. Parabéns Rafael pelo novo degrau alcançado, parabéns pelos 10 anos de TSKF e pelos 5 anos da TSKF Ipiranga. Obrigado pelos anos de treino que temos com você e a satisfação de ter feito amigos tão queridos, na TSKF.

    Um abraço.
    Mauricio, Simone e Marina.

    ResponderExcluir