domingo, 11 de setembro de 2011

Assim dizia nosso Mestre Gabriel: AO BEBER DA ÁGUA CONVÉM LEMBRAR A FONTE.

Desde que comecei a treinar na TSKF escuto essa filosofia oriental dita sabiamente pelo nosso Mestre Gabriel. E muita gente ainda peca por não dar a devida importância a essa frase.

Todos nós temos pessoas a quem agradecer nesta vida. Desde o dia em que nascemos até hoje, alguém nos acolheu, nos ajudou, nos educou, nos incentivou, nos amparou, nos elogiou, nos deu oportunidades... Enfim, sempre temos um motivo para agradecer a alguém. Para falar a verdade temos muitas pessoas para agradecer.

O Mestre uma vez disse pra gente assim: “Quando você abre sua gaveta para escolher uma roupa e as vê em perfeita ordem, limpinha, cheirosa e bem passada, saiba que alguém fez aquilo por você. Pode ter sido sua mãe, sua mulher ou sua avó.”

Ao dizer isso o Mestre estava se referindo a essa mesma filosofia que fala exatamente sobre isso, ou seja, ser grato as pessoas e ao Universo pelo que temos, valorizando de onde provém tudo aquilo que adquirimos ou utilizamos.

Infelizmente, o que vemos é exatamente o contrário onde as pessoas além de não serem gratas ainda reclamam do que acham que lhes falta, seja na academia ou na vida.

Já tivemos casos, principalmente nas redes sociais, sobre alunos da TSKF (alguns fakes e anônimos) reclamarem em público de seu professor ou da própria academia. Para essas pessoas citarei a música que o Mestre sempre cantava pra gente. Por favor, leia cantando no ritmo da música do Raul Gil. Sabe aquela do banquinho? O Raul perguntou você não acertou... Essa mesma!

Segue a versão do Mestre Gabriel:

O Mestre bronqueou...
Você não aceitou...
pegue o seu biquinho...
e saia rapidinho...

O Mestre sempre disse que o papel da TSKF nunca será agradar a todos. Para que isso acontecesse as pessoas teriam que ter os mesmos anseios e desejos, ou seja, teriam que ser iguais. Loucura, não é??? Mas saibam vocês que a TSKF sempre fará o melhor que puder para beneficiar a grande maioria. Se analisarmos o que acabei de escrever, “fazer o melhor para a maioria” talvez seja esse um dos ingredientes de sucesso que toda empresa almeja, no caso aqui a TSKF.

No entanto, note que eu disse BENEFICIAR e não SATISFAZER. Muitas vezes somos beneficiados, mas sem necessariamente sentir satisfação imediata. É da natureza humana não sentirmos satisfação plena e total. Talvez seja um dos artifícios do Universo para evoluirmos.

Por exemplo, quando seu professor pede para você fazer flexões e abdominais e você está cansado por ter tido um dia cheio no seu trabalho, claro que você não sentirá satisfação imediata por fazer os exercícios, mas com certeza terá benefícios a longo prazo por tê-los feito.

Quando você adentra sua academia saiba que os instrutores estão ali para lhe fornecer o melhor que eles puderem.

Esteja certo de que tudo que você recebe da TSKF foi feito com todo carinho e cuidado.

A TSKF foi idealizada e fundada pelo Mestre Gabriel sendo posteriormente ampliada pelos seus seguidores para lhe oferecer condições melhores do que havia antigamente.

Hoje em dia, se você parar pra pensar nós só temos o que agradecer pela infra-estrutura que a TSKF nos proporciona através da diligência com que o Mestre Gabriel a dirige.

O Mestre listou algumas das qualidades e conquistas da TSKF nesses 15 anos de vida. Veja aqui se você tiver facebook.

Portanto, hoje você treina na TSKF que é a academia mais comercial, tradicional, transparente, lucrativa e informatizada do Mundo e que tem um Mestre visionário a frente de seu tempo. Esse mesmo Mestre polêmico quebra todos os tabus e mitos que criaram acerca do Kung Fu e de como deveria ser um “Mestre de verdade”.

Então, sempre que você pensar em reclamar da sua academia, seu professor, ou qualquer coisa na vida lembre-se da filosofia “AO BEBER DA ÁGUA CONVÉM LEMBRAR A FONTE”.

9 comentários:

  1. Realmente, um texto escrito por um shi-fu. Tenho acompanhado muito do citado aqui, na verdade convivo com isto, as pessoas criticam e reclaman e não enxergam a origem ou até o proposito, mas também deixo um conselho, é preciso crer para ver, e não o contrário...

    ResponderExcluir
  2. Compartilho deste mesmo sentimento.

    ResponderExcluir
  3. É com prazer e alegria que frequento a TSKF. Todos os dias, após cada treino, agradeço aos meus instrutores Thaís, Sandro e César, a quem respeito e gosto muito, de todo coração. Agradeço a Mariana, com quem tive algumas aulas na unidade Tatuapé. Foi ela quem me ensinou o cumprimento da academia, a amarrar a faixa, esteve comigo na minha primeira aula. Agradeço a Elisa Sayuri que na primeira vez que a vi, no Ibirapuera, ela me ensinou o passo 24 do meu fun chin chuan... Agradeço aos colegas que mesmo em faixas avançadas, passam comigo as matérias, aplicações, respeitam meu tempo e também fazem parte da diversão, pois o clima na academia é algo impagável!
    Impossível agradar a todos... nem Jesus o fez, que dirá nós, mortais e humanos passíveis de erro a todo instante.
    Não podemos esquecer nunca de agradecer aqueles que nos ajudam, e também é preciso saber perdoar aqueles que de alguma forma, nos são ingratos, pois destes, a vida e o tempo se encarregam de ensinar...

    Beijo Grande
    Carla Mariano (TSKF Tatuapé)

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é perfeito e nos faz levá-lo para todas as áreas da nossa vida!!! Muito sábio...

    ResponderExcluir
  5. Uma bela mensagem e que deve ser carregada para a vida da pessoa, não só no kung fu e na TSKF, mas em todos os aspectos, como você bem citou.

    Tudo o que fazemos, sempre tem um propósito. Seja no trabalho, quando temos que fazer algum treinamento que achamos estressante, mas lá na frente, vemos que se não fosse o tal treinamento, não conseguiríamos desempenhar tal tarefa.

    A vida é aprendizado. Um aprendizado constante... Cabe a cada um o que quer aprender dela.

    Eu tenho muito orgulho de fazer parte da família TSKF.

    Um forte abraço a todos.

    Felipe Pedroso de Camargo (TSKF Móoca)

    ResponderExcluir
  6. Maravilha de texto!!!! É sempre muma oportunidade poder agradecer!!!! Só para ,como diria minha avó,"engrossar o caldo": a gente tem sempre a chance de olhar com olhos críticos ou com olhos agradecidos!! Eu tenho escolhido na minha vida, olhar com olhos agradecidos!!! E começo sempre agradecendo aquele domingo(isso mesmo!!! Domingo de trabalho para os faixas pretas!) de Janeiro de 2007 em que ,passando em frente a TSKF pela primeira vez,escutei os artistas marciais gritando entusiasmados "1,2,3.."...fui ver do que se tratava..entrei na TSKF e estou nessa familia até hoje!!!Obrigada!!! Obrigada!!!!Uma alegria e satisfação!!!

    ResponderExcluir
  7. De fato temos que agradecer a todos que nos ajudam de uma forma ou de outra. Na verdade o primeiro agradecimento tem que ser ao acordar, pois o fato de abrimos os olhos já merece um agradecimento, pois já ganhamos mais um dia de presente.
    Shifu Luiz, se você me permite, quero complementar o texto, que aliás, é muito bom, e dizer que além de agradecer, temos que respeitar e saber que não somos os donos da verdade, e que sempre haverá alguém que possa nos ensinar algo, na academia ou fora dela, independentes de graduação, raça, cor, religião ou status, e tão importante quanto ser agradecido, é ter humildade para reconhecer os próprios erros. Somente assim nos tornaremos seres humanos melhores! E já que o tema é agradecimento, agradeço e parabenizo pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Lourdes Ribeiro,

    Você tem toda razão em tudo que disse. Aliás, o próprio Mestre Gabriel dizia que não podemos achar que somos os donos da verdade. Inclusive ele nos orientava para não acreditarmos cegamente nele e retermos somente o que servisse pra gente.

    Você está certa também quanto a aprender com todo mundo, pois é o que mais fazemos na TSKF, aqui encontramos pessoas de várias profissões diferentes nos ensinando sobre diversos assuntos.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Sifu Luiz Fabiano, o reconhecimento iniciativo da vossa pessoa condiz com o que tu aprendeste, isto mostra a humildade e o reconhecimento que sempre o aluno pode conseguir alcançar ser como seu mestre, prova disto é você com tua personalidade individual e da forma como você é. Também particulamente sou uma pessoa perspicaz, observo e atento a tudo conforme o dia a dia me mostra, e o que me rodeia, como estamos falando de TSKF tenho um comentário. A academia é de uma honra real que é uma prova viva. Tem ótimos instrutores independente do sexo. Exemplo; TSKF Tatuapé Thaís, uma mulher firme, atenta, e amigável embora mostre muita seriedade. Instrutor Sandro, um jovem sagaz e inteligente, exigente, exemplar que busca conhecimento para harmonizar com o Kung Fú, pessoas exelentes. Conheço a TSKF a 3 anos, já por 3 vezes me matriculei, a 1º fiquei 1 mês, adoeci e não dei continuidade. A 2º vez só participei de 1 aula e novamente adoeci e não continuei. E agora 3º vez já cheguei mais longe, tenho orgulho de dizer que sou graduado na faixa branca, estou no 4º/5º da faixa amarela, no momento sem saber a maneira correta de dizer o nomes das matérias, mas chegarei lá com calma e persistência, assim como o Sifu autor deste comentário, como o Sifu Gabriel. Estou na TSKF porque vi a organização que existe realmente. E um dos lemas da página oficial da TSKF, nos diz sobre a humildade do instrutor de aprender com os alunos, aí vai uma observação; na minha graduação não gostei da conversação de alguns instrutores no dia do exame, um dia sério para os envolvidos, principalmente quem está sendo examinado. E como empresa o papel é manter a reputação que foi dita no texto aí em cima. Fiquei triste por uns comentários bobos e conversações de alguns instrutores, do tipo aquele se acaba no Mac Donalds, o rapaz era gordinho. Achei feio colocar apelido nas pessoas, não gostaria de saber que comentavam sobre mim. E como faixa branca graduado e um homem maduro em relação a vida não julgarei uma organização tão nobre por causa de 2 0u 3 indivíduos. Saudo, agradecido pelo espaço, e pela verdade dita pelo Sifu Luiz.

    ResponderExcluir