terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A frase

Todos nós temos dificuldades. Todos nós temos pontos nos quais não somos tão bons ou até mesmo abaixo da média. Isso é comum e é uma das coisas que nos torna humanos únicos.

A outra coisa que nos torna únicos neste mundo é a capacidade de decidir o que fazer com as coisas que não conseguimos. Um coelho jamais vai correr uma maratona. Mas vc e eu, se assim decidirmos, poderemos correr a maratona ou ainda vencer um coelho nos 100 metros rasos.

Tudo isso é possível graças à nossa mente, que não vê bloqueios e impossibilidades em sua forma natural. Mas ao mesmo tempo, ela é responsável por criar alguns bloqueios que resultam em uma das frases que eu mais odeio (forte este sentimento, neh?): "Eu não consigo".

Imagine que sua mente é uma entidade ligada à você, mas ao mesmo ela é independente de você. Agora complete isso com uma relação entre líder e liderado. Você será o líder da sua mente ou liderado por ela. Não há outra opção.

Parece complicado? E é! O que esperar de algo tão complexo quanto nossa mente?

Pois bem, sabendo disso, quando você fala "a frase", saiba que é sua mente liderando você, limitando sua capacidade de realização e mantendo-o em uma zona de conforto, onde não há desafio e nem realização. Tudo é conhecido e previsível.

Mas quando você diz algo diferente como "O que eu preciso fazer para conseguir isso?" você toma o controle da mente e imediatamente a coloca para trabalhar para responder a pergunta. Mentes odeiam perguntas sem respostas e trabalham quase que automaticamente para encontrar uma. "Eu não sei" tende a ser uma resposta comum que ela te dá, mas é uma resposta preguiçosa, uma armadilha para tentar roubar novamente o controle que você acabou de conquistar.

E é aí que você deve fazer a pergunta matadora para a mente e colocá-la totalmente sob suas ordens: "E o que devo fazer para saber o que é preciso"?

A mente então, encurralada, passa a trabalhar para solucionar a questão proposta e fazer com que seu líder possa realizar algo que não conseguia anteriormente.

Quando dizemos "a frase", não se trata de render-se frente à algo além da nossa capacidade. É apenas falta de coragem em tomar a decisão.

Para ilustrar este post, você sabe o que é um Kiwi? Não, não a fruta. O bicho. É este aqui.

Trata-se de um pássaro australiano que não tem asas, em resumo. E não consegue voar.

Minha esposa encontrou essa animação há um tempo atrás e creio que ela mostra perfeitamente o que quero dizer sobre superar "a frase".



E nós aqui dizendo que não conseguimos fazer isso ou aquilo...

2 comentários:

  1. A mente é uma das coisas que nos foi dada que está sob o nosso total controle. Quando decidimos não a controlar estamos perdidos.

    ResponderExcluir
  2. Ai já vi esse bichinho em algum lugar...mas não lembro onde...
    Eu falo muito "não sei fazer isso", "é muito difícil", vcs devem odiar né (sabendo de todas essas coisas aí em cima).
    Mas acho que aos poucos vou substituindo o "eu não consigo" por "qual é o segredo de se fazer isso", e me sentindo como o Kiwi, fazendo coisas que antes não me pareciam possíveis!
    Parabéns pelo post!
    Esses "puxões de orelha" são bons, recondicionar o pensamento é uma coisa que precisa de estímulos diários, e esse post foi um deles pra mim hoje :D

    ResponderExcluir