terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A frase

Todos nós temos dificuldades. Todos nós temos pontos nos quais não somos tão bons ou até mesmo abaixo da média. Isso é comum e é uma das coisas que nos torna humanos únicos.

A outra coisa que nos torna únicos neste mundo é a capacidade de decidir o que fazer com as coisas que não conseguimos. Um coelho jamais vai correr uma maratona. Mas vc e eu, se assim decidirmos, poderemos correr a maratona ou ainda vencer um coelho nos 100 metros rasos.

Tudo isso é possível graças à nossa mente, que não vê bloqueios e impossibilidades em sua forma natural. Mas ao mesmo tempo, ela é responsável por criar alguns bloqueios que resultam em uma das frases que eu mais odeio (forte este sentimento, neh?): "Eu não consigo".

Imagine que sua mente é uma entidade ligada à você, mas ao mesmo ela é independente de você. Agora complete isso com uma relação entre líder e liderado. Você será o líder da sua mente ou liderado por ela. Não há outra opção.

Parece complicado? E é! O que esperar de algo tão complexo quanto nossa mente?

Pois bem, sabendo disso, quando você fala "a frase", saiba que é sua mente liderando você, limitando sua capacidade de realização e mantendo-o em uma zona de conforto, onde não há desafio e nem realização. Tudo é conhecido e previsível.

Mas quando você diz algo diferente como "O que eu preciso fazer para conseguir isso?" você toma o controle da mente e imediatamente a coloca para trabalhar para responder a pergunta. Mentes odeiam perguntas sem respostas e trabalham quase que automaticamente para encontrar uma. "Eu não sei" tende a ser uma resposta comum que ela te dá, mas é uma resposta preguiçosa, uma armadilha para tentar roubar novamente o controle que você acabou de conquistar.

E é aí que você deve fazer a pergunta matadora para a mente e colocá-la totalmente sob suas ordens: "E o que devo fazer para saber o que é preciso"?

A mente então, encurralada, passa a trabalhar para solucionar a questão proposta e fazer com que seu líder possa realizar algo que não conseguia anteriormente.

Quando dizemos "a frase", não se trata de render-se frente à algo além da nossa capacidade. É apenas falta de coragem em tomar a decisão.

Para ilustrar este post, você sabe o que é um Kiwi? Não, não a fruta. O bicho. É este aqui.

Trata-se de um pássaro australiano que não tem asas, em resumo. E não consegue voar.

Minha esposa encontrou essa animação há um tempo atrás e creio que ela mostra perfeitamente o que quero dizer sobre superar "a frase".



E nós aqui dizendo que não conseguimos fazer isso ou aquilo...