terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Preparando-se para falhar

No último campeonato que participamos, observei um fato interessante e totalmente sem base estatística de comprovação, exceto pelo meu "chutômetro": lutadores que se preparavam para falhar.

Pode parecer estranho isso, afinal, ninguém se prepara para perder. Mas talvez de forma inconsciente isso acabe acontecendo.

Em todo campeonato, é previamente divulgada a lista de equipamentos de luta que cada participante deve utilizar no momento em que entra na área de competição. Além disso, entende-se que o lutador jã saiba como é seu equipamento e se ele está adequado ou não para aquele evento.

Entretanto, o que vi foram vários casos de:

- Competidores sem o equipamento completo para lutar;
- Competidores com o equipamento incorreto para lutar;
- Competidores com o equipamento em estado inadequado para lutar.

O mais curioso foi observar que, em 85% dos casos, os lutadores que apresentavam um dos quadros acima acabavam sendo os perdedores das lutas que entravam. Mais ainda: de todos estes casos, os lutadores tinham como conseguir o componente do equipamento que estava faltando ou ainda a substituição do equipamento por um adequado. Ora, se esta opção já estava disponível desde o começo, qual a razão para tentar usar (ou não usar) algo incorreto?

O que pareceu foi que os lutadores não estavam comprometidos de fato em buscar a sua vitória e, portanto, não estavam pagando o preço necessário de uma preparação à altura do merecimento da conquista.

Mas será que fora da área de luta, nós mesmos não fazemos isso vez ou outra? Deixamos "pontas soltas" em algumas demandas que depois se tornam retrabalho, somos negligentes a respeito de nós mesmos, causando lesões ou doenças que poderiam ser evitadas e por aí vai.

Ter Sucesso é uma decisão. A Preparação é o passo seguinte.

3 comentários:

  1. Postagem Perfeita!!!
    Ótima obervação! Mesmo que sem fonte estatística, e seja no "chutômetro".

    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. E digo mais "Quem não percevera nas pequenas tarefas falhará nos grandes planos"

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir