terça-feira, 9 de novembro de 2010

Até onde você quer chegar?

Creio que a coisa mais importante para quem começa a treinar, é definir um objetivo, uma meta, onde se quer chegar.

Isso pode ter a ver com a próxima faixa, pode envolver chegar à faixa preta, pode ser tornar-se um campeão. Na verdade pode ser qualquer coisa. Mas para funcionar deve ser algo mensurável e renovável.

Objetivos que não tenham estas duas qualidades não funcionam por muito tempo, pelo que vejo. Vejamos:

Mensurável
Tem que ser algo que possa ser medido e contado. Vamos supor que o objetivo seja atingir a faixa preta. Você pode medir cada passo para chegar até lá e você tem como medir se atingiu este objetivo (basta olhar para sua cintura a cada final de aula).
Outro exemplo, seria perder 5 quilos. Mas cada um dos casos acima pode ser uma armadilha perversa de nossa própria mente, como falarei a seguir.

Renovável
Um objetivo tem que ser algo que possa ser atualizado. E é aqui que pode se esconder a armadilha da nossa mente. Vamos voltar ao objetivo de chegar na faixa preta. Imagine que uma pessoa atingiu este objetivo. Durante algumas aulas ela vai curtir o "gostinho" da vitória pessoal mas, passado um tempo, ela vai se perguntar o que ainda está fazendo ali, se há tantas coisas legais fora da academia para se fazer e ela já está onde ela gostaria de estar.
Assim, ela não renova seu objetivo e, fatalmente, vai parar de treinar, sem nem mesmo saber direito porque está fazendo isso.
No nosso outro exemplo, isso fica ainda mais claro: ao perder os 5 quilos indesejados a pessoa pensa: "pronto, consegui! Agora vou aproveitar meu corpo em forma."

Neste caso, o engano reside no fato da pessoa achar que "em forma" é um status que se atinge um vez e está garantido. Mal sabe ela que "em forma" é um estado que precisa ser cultivado dia a dia, exatamente como um bom hábito, onde o treino de Kung Fu regular é um ótimo veículo para isso.

Assim podemos ver que um objetivo mensurável mas que não seja renovável pode ser ruim no longo prazo. Daí a importância de mantermos estes dois pilares em nossos objetivos.

Um comentário:

  1. Olá!!! Perfeita a sua colocação!!! Tem toda a razão em todos os aspectos!!! Talvez o maior objetivo para cada aluno, discipulo, atleta, etc seria por como objetivo SE HABITUAR a determinada prática. Seja esta o Kung Fu, Yôga, ou qualquer treinamento físico/mental.

    Muito bom a postagem!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir