segunda-feira, 11 de outubro de 2010

I amar prestar aen

Neste final de semana tivemos mais uma rodada de exames na Matriz. Além disso, atendento aos pedidos da minha patroa, assistimos novamente a trilogia de "O Senhor dos Anéis", todos na versão extendida.

Ok, ok, sei que são fatos aparentemente que nada têm em comum...Mas algo me chamou a atenção no final do último filme, "O Retorno do Rei"...e não foi a Liv Tyler.

NOTA IMPORTANTE: SE VOCÊ NÃO ASSISTIU O FILME E/OU LEU O LIVRO, ABAIXO CONTÉM SPOILER! (mas quem não viu ainda???)

Após a destruição do Anel, ainda ao pé da Montanha da Perdição, é possível ver um Frodo extremamente aliviado. Naquele momento, ele estava com sede, fome, passando um calor absurdo, com as vias respiratórias quase bloqueadas por cinzas e poeira e sem banho (eca). Ainda assim, ele estava aliviado. Tudo pelo fato de ter cumprido sua missão. Ainda em Valfenda (no primeiro filme), ele havia assumido o compromisso e dado a sua palavra que levaria o Anel para ser destruído e assim o fez. Ele concluiu algo que começou.

Cada um em sua aventura, todos os alunos que fizeram o exame de faixa concluíram mais uma missão. Esta missão cumprida levou à uma nova: para alguns amadurecer as técnicas com total foco e para outros começar uma nova etapa da jornada dentro do Kung Fu.

Mas outra cena me chamou bastante a atenção no mesmo final do filme. Quando o grupo estava nos Portos Cinzentos, onde Bilbo, Gandalf, Galadriel, Celeborn e Elrond partiriam para Valinor, surpreendentemente Frodo também informa que vai partir.

Meio que se explicando para os demais hobbits, ele diz algo parecido com "Não tinha como voltar para casa e retomar as coisas como eram/fazer as coisas do mesmo jeito." Isso justifica o ar melancólico que ele mostra durante seu tempo no Condado, após voltar da aventura.

Seguindo o paralelo, quando eu vejo os alunos voltando do exame, raramente eles voltam da mesma forma. Sempre voltam melhores do que foram, independente de terem passado, independente da faixa nova. A experiência e a provação que é somada ao currículo deles fazem com que se tornem pessoas maiores e melhores dentro da academia.

E sábio é aquele que procura transbordar esta mudança para toda a sua vida.

Ah! O nome do post? Em sindarin (língua dos elfos), só para manter o clima...

Um comentário:

  1. É então, apesar de ter feito o primeiro exame foi assim que me senti, agora tudo mudou, mais responsabilidade, um passo maior no aprendizado do Kung Fu. Chato seria se nossas vidas fossem estagnadas, sem nada de novo, nenhum desafio. Bom é mudar, seguir em frente e saber que nada mais será como antes.

    ResponderExcluir