quinta-feira, 11 de março de 2010

Onde aprender Kung Fu



Eu poderia dizer, que desde que você treinasse com um bom Mestre, você poderia praticar Kung Fu em qualquer lugar, mas isto não seria verdade. Kung Fu não pode ser praticado nem em qualquer lugar nem com qualquer um, pois tanto o ambiente quanto as pessoas podem influenciar em sua prática, principalmente por causa da energia.

Kung Fu numa academia de ginástica: Kung Fu é uma Arte Marcial, e como tal, exige uma disciplina que dificilmente poderá ser encontrada numa academia de ginástica. O ambiente numa academia de ginástica nunca será adequado aos bons preceitos da prática do Kung Fu. De um lado podemos ter pessoas malhando com seus braços e pernas de fora, e até fumando nas janelas como já pude observar, de outro podemos ter garotas vestidas em seus trajes sensuais e provocantes e assim por diante. A música tocada muito alto neste ambiente também seria prejudicial, sem contar o tipo de energia que estaria circulando num lugar como este, por fim, quando o Kung Fu é ensinado numa academia de ginástica, ele passa a ser apenas mais uma atividade daquela entidade, e se um dia ela não for mais necessária, por alguma razão, o proprietário com certeza a eliminará, e todo o aprendizado daquele aluno se perderá, ou seja, no Kung Fu, você precisa ter seu Instrutor, Professor, Sifu ou Mestre que lhe acompanhará em sua jornada. Finalizando eu gostaria de dizer que nos meus vinte e cinco anos de prática, não conheci sequer um Instrutor, Professor, Sifu ou Mestre que tenha sido desenvolvido dentro de uma academia de ginástica.

Kung Fu junto com outras Artes Marciais: Numa academia onde convivem várias artes marciais o ambiente não será adequado para nenhuma delas por várias razões. Se o dono daquela escola for um Mestre de Karatê, Aikidô, Judô ou qualquer outra Arte Marcial, e o Kung Fu, por exemplo, estiver crescendo mais do que sua arte de origem, cedo ou tarde, talvez possa haver um sentimento de ressentimento daquele Mestre para com a outra Arte marcial, podendo até haver algum tipo de retaliação, como o incentivo exagerado daquele Mestre para que os clientes escolham a sua Arte Marcial ao invés da outra e vice-versa. Entre os próprios alunos poderá haver ressentimentos e comparações de que esta ou aquela arte é a melhor, criando assim um ambiente desarmônico prejudicial a todas aquelas Artes marciais. Também neste caso nunca conheci sequer um Instrutor, Professor, Sifu ou Mestre que tenha sido desenvolvido dentro de uma escola deste tipo.

Kung Fu numa academia de Kung Fu: Se você já se decidiu a praticar Kung Fu, que seja numa academia ou escola específica para arte, assim você será orientado pelo seu Instrutor, Professor, Sifu ou Mestre que lhe acompanharão nos seus primeiros e futuros passos, fornecendo-lhe a base necessária para que você se torne um verdadeiro Artista Marcial, e posteriormente quando seu Mestre deixar de existir, você possa continuar a missão de construir o trabalho de desenvolvimento do Kung Fu de onde ele parou, se tornando também um Mestre. Ao contrário dos casos anteriores, todos os Instrutores, Professores, Sifus, e Mestres que conheci foram formados numa escola específica de Kung Fu, orientados pelos seus Mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário