sexta-feira, 3 de março de 2017

O ciclo vicioso da ausência

O ser humano possui uma capacidade fantástica de se adaptar à realidade em que é inserido, o que o leva a naturalmente se acomodar em cima da sua rotina. Essa característica pode ser um fator bom, e ajudar à realização de grandes coisas, porém pode ser algo tremendamente ruim, tirando a pessoa de seus maiores objetivos.

É certo que quando se pratica uma arte marcial, você não terá 100% de seu tempo disponível para ela, e nós da TSKF compreendemos bem esse ponto (se buscará o aprimoramento individual, dentro do próprio ritmo). Haverá vezes em que o trabalho exigirá tanto que nem sequer conseguirá treinar naquele dia, ou naquela semana, serão aqueles “dias insanos” que nos abalam de vez em quando. Isso faz parte da imprevisibilidade da vida, e acontece e acontecerá com todos os alunos.
O que pode acontecer diante disso é o praticante acabar se apegando a essa mentalidade de “dia corrido” e usar isso para justificar para si mesmo toda ausência que tiver com o seu treino semanal. Como o mestre diz, a pessoa cria uma “muleta”, se apoia nessa desculpa e torna a sua ausência algo rotineiro. Acontece pensamentos como:

“Poxa, segunda-feira realmente é puxado, é começo de semana, eu treino amanhã”
“Poxa, saí tão cansado do trabalho que é melhor eu nem ir, não vai render, treino outro dia”
“Caramba, to há tanto tempo sem ir no Kung Fu que se eu for hoje vou sair todo doído, melhor eu ir semana que vem”

E nesse ciclo vicioso, algo que é muito prazeroso para a pessoa, acaba se tornando um fardo, justamente porque aquele pensamento “muleta” não te deixar retornar aos seus treinos.
Acaba que a pessoa quando por fim tem tempo, já vai para um barzinho ou arruma outra desculpa qualquer, esperando o suposto “dia perfeito” para treinar novamente (que nunca chegará).

Se isso acontece ou já aconteceu com você, espero que se lembre de algumas observações:

1 - Não existirá condição PERFEITA para se treinar. O treino irá doer, e a dor te fará crescer. Fugir dela é aceitar a própria estagnação de seu corpo e sua mente.
 Segue algumas frases que me motivaram a ter esse foco com clareza:

"Se você esperar pelas condições ideais, nunca realizará nada". -Anônimo
"A vida é para ser um desafio, porque os desafios são o que fazem você crescer". - Manny Pacquiao
"Aqueles que não encontram tempo para se exercitar terão que encontrar tempo para doenças". -Earl of Derby
"Oitenta por cento do sucesso está no estar presente" -Woody Allen

2 – Não se deixe enganar, não procrastine, chute sua “muleta”. Como o próprio Wu De pela visão da TSKF já nos mostra, seja honesto com os seus compromissos, honre-os. Não fale que você quer melhorar se não está disposto a encarar isso de frente! 
“Ser honesto é ser congruente com o que se diz, mesmo que diga apenas para si mesmo.” – Wu De, pág.28 


Não deixe as imprevisibilidades abalarem sua força, você sempre será maior do que elas!
Se o Ciclo da ausência te pegar, corra para a TSKF mais próxima!
Bom treino!

Nicollas Conti
TSKF Itaim



Nenhum comentário:

Postar um comentário