quarta-feira, 2 de maio de 2012

Competir para se superar

Desde que comecei treinar Kung Fu na TSKF o Mestre Gabriel nos incentivava a participar dos Campeonatos de Kung Fu.

Isso fez e ainda faz toda a diferença em minha vida, pois, muita parcela de medo e receio que sentia foi controlado pelo simples fato de eu ter participado desses Campeonatos.

Lembro que nas primeiras vezes eu não conseguia nem olhar minha nota tamanho era o nervoso que sentia. Quando executava a forma ela ficava tão rápida e descontrolada que mal conseguia fazer as posturas e me equilibrar.

Inventei muitas formas ao longo desses anos. Já fiz a forma Pam Pou Sau, Sapa Kiu, Seun Too Kiu, Tan tui Chi Liling, etc. Já acrescentei pelo menos uns dez cortes a mais na forma de facão. Tudo por causa do nervoso.

Talvez você esteja pensando o porquê eu continuava, e lhe digo que era por causa da extrema confiança que sentia e ainda sinto em meu Mestre.

É fácil acreditar em alguém (por pouco tempo) quando essa pessoa diz que você colherá resultados instantaneamente, o difícil é confiar em uma pessoa que diz que se você seguir suas orientações sua coreografia estará muito boa dentro de um ou dois anos como o Mestre Gabriel dizia pra gente.

Ele dizia que as coisas difíceis na vida normalmente eram melhores. Vale mais a pena. E ainda dizia para duvidarmos das coisas fáceis. Uma vez ele disse pra gente que Campeonato não serve para ganharmos medalhas e troféus, isso é apenas uma conseqüência do seu desempenho.

Campeonato serve para nos superarmos como pessoa, para desenvolvermos o auto-controle, e claro, para aperfeiçoarmos nosso Kung Fu.
Todos os grandes atletas que foram campeões participaram de inúmeras competições ao longo de sua vida atlética.

E lembre-se que ser campeão nem sempre é ganhar troféus e medalhas, mas sim se superar em alguma deficiência onde os perdedores nem tentam, pois já perderam para eles mesmos antes mesmo de competir.

Portanto, se inscreva agora no nosso Campeonato e faça como todos os campeões da atualidade fizeram desde o começo de seus treinos, participe do:

2012 BRAZIL INTERNATIONAL KUNG FU CHAMPIONSHIP TOURNAMENT

Inscrições pelo site: www.tskf.com.br

Data: 15/07/2012

Local: Ginásio da Hebraica

Rua Angelina Maffei Vita, 607 – Jardim Europa – São Paulo

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem Shifu, fica muito claro o motivo de competir.

    ResponderExcluir
  2. Shifu Luiz, texto muito bom, escrito com vida, emoção e dedicação!! Atualmente não pratico artes marciais, mas este texto me ajudou a ver um novo conceito de competição. No tempo que treinei, muitas vezes não queria competir com medo de decepcionar aos meus mestres, aos colegas e a mim mesmo, mas agradeço pelas palavras.

    ResponderExcluir