quarta-feira, 27 de julho de 2016

Faixa X Tempo de Treino

Quando iniciamos uma jornada nas artes marciais como: Judô / Karate / Kung-Fu e etc. Pensamos que será como um curso com inicio/meio e fim, daqui a 5 anos serei um Shifu (professor de alta qualidade) e mais uns 2 anos terminarei sendo MESTRE! 

Bom, sinto lhe informar que não é assim que funciona com as artes marciais. 

Existe um caminho a ser seguido onde o artista marcial será testado em vários aspectos desde sua lealdade, confiança, o tempo e muitas outras coisas. Quando falamos de Kung Fu estamos falando de algo que irá demorar uns 20, 30 anos pra mais, na verdade, é algo que nunca termina! 

Pelo titulo do texto, o que eu quero tentar explicar é que nem sempre ter uma graduação alta com o pouco tempo de treino, o deixa ser altamente qualificado. O que eu quero dizer com isso!? 

Cada faixa tem seu tempo de amadurecimento, a faixa branca (iniciante) tem seus meses, a roxa (intermediário) tem seus anos e a preta (avançado) suas décadas! RS! 

Vamos ver um exemplo de quando o praticante vai rápido demais em sua graduação:

Se um praticante com pouco tempo de treino for uma faixa preta, ele certamente terá uma dificuldade no aprendizado, em campeonatos ou demonstrações, sem o tempo de treino necessário terá aqueles brancos na técnica, sentirá uns nervosismos de dar uma tremedeira. Mas isso não significa que deve esperar ter o tempo de treino para começar a tentar, começando desde cedo você já irá passar por tudo isso sem se preocupar com sua faixa, imagina um faixa preta esquecendo a técnica no meio de uma competição, ficaria feio para ele não é verdade?! Mas se fosse um faixa menos graduado, vamos dizer que não teria tanto problema, pois você só esta começando! Quando você tiver o tempo de treino coerente com a faixa, não precisará se preocupar com nada desses exemplos que dei, pois já passou antes.  

Tendo menos tempo do que necessário para faixa terá essa dificuldade tanto tecnicamente como na conduta marcial, esse aluno pode ate aprender a técnica, mas não fará com fluidez/flexibilidade ou com a força necessária...!  Não será igual a outro faixa preta só que com x tempo a mais de treino. 

Agora o aluno que tem seu tempo de treino coerente com a faixa, certamente terá mais sucesso em suas realizações como demonstrações, campeonatos, na hora de sua aprendizagem terá mais facilidade em executar a técnica mais rápida e sem tanta repetição, são aqueles alunos que quando se ensina uma vez já esta fazendo melhor que o professor! Por isso quando o Shifu diz tudo tem seu tempo, não é à toa, cada faixa tem seu tempo de amadurecimento, claro que nem todos são iguais, uns são mais rápidos e outros acabam ficando mais tempo. Eu Piero, já ouvi uma historia do Mestre Gabriel que um aluno dele chegou à faixa preto bem rápido, mas ele era muito bom mesmo, era fora do normal! 

Para terminar quero que entendam o seguinte! 

 Se você estiver tento dificuldade em executar uma técnica ou na hora de aprender sente uma dificuldade e precisa repetir varias vezes, falhou em campeonato ou numa demonstração, tenha PACIÊNCIA, dê o tempo necessário para o amadurecimento e o resultado virá!   

 Como o Mestre Gabriel diz: 
Temos que ver demonstrações de campeões, para saber em que podemos melhorar! Mas lembre-se de que os campeões têm 10, 15, 20 anos de treino, quando você tiver perto disso você fará próximo, igual ou até melhor! 


Piero Tubino
TSKF Consolação

www.tskf.com.br/academias
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário