Tem um lado ruim do Carnaval, que pode ser bem resumido no vídeo abaixo, que postei ontem no Facebook...
Tem o outro lado bom do Carnaval, que são os dias de folga, e aquelas pessoas que adoram viajar e estar em lugares diferentes podem aproveitar isso.
Mas o que mais me chama a atenção é a motivação que leva algumas pessoas a festejar o Carnaval...
"Vou pular o Carnaval e beber todas para esquecer da vida."
"Vou pular o Carnaval e dar em cima de todas/todos para tirar o atraso."
"Vou pular o Carnaval, viajar e sumir dessa cidade infernal."
"Vou pular o Carnaval para me livrar do trabalho e do chefe por quatro dias."
O Carnaval acaba sendo um válvula de escape para estas pessoas (que são a maioria? Minoria? Não sei), de forma que podem fugir de algo que as desagrada.
Mas, não seria muitíssimo mais fácil resolver o que perturba ao invés de se criar válvulas de escape? Depois do Carnaval, o chefe estará lá, a cidade vai voltar ao normal e por aí vai. Se a vida atualmente merece ser esquecida, é hora de construir uma mudança. Se a solidão é algo que aflige, é melhor atacá-la de maneira consistente e investir em bons relacionamentos. Se estar na cidade é insustentavel, não é um motivador para se desenvolver um projeto para mudar de cidade?
Se o trabalho é algo chato e/ou o chefe é alguém ruim, não seria melhor mudar de emprego/carreira e encontrar algo que te deixe feliz? Ou será que quatro dias longe dele(s) servem para recarregar as energias para aguentar até o próximo feriadão, quando todo o ciclo se repete?
Qual o seu Carnaval?
Uma coisa é certa tapar o sol com a peneira não resolverá absolutamente nada. Temos que pular o nosso próprio carnaval. Nosso carnaval tem que ser todos os dias.
ResponderExcluir