domingo, 15 de setembro de 2013

As Pequenas Escolhas

Escrevo este post durante meu vôo de volta para Belo Horizonte, onde tomei uma decisão interessante durante a viagem e me peguei refletindo sobre ela.

A companhia aérea que usei oferece serviço de bordo, simples, mas presente. Me serviram uma mini tortilla com queijo, presunto defumado, junto com algo verde difícil de me lembrar agora (mas era bom). Junto com meu kit me deram uma mini lata de refrigerante, que deveria ter uns 200ml da bebida.

Gentilmente eu recusei a latinha e pedi um copo de água. Só depois que eu fiz isso, percebi que fiz uma opção muito mais saudável, mas sem fazer um grande esforço para recusar a famosa bebida.

No ambiente confinado e claustrofóbico da aeronave, somos conduzidos ao nosso destino. Esta empresa aérea serve o alimento e nos entrega no destino. Você consegue perceber que quase não se tem escolhas para fazer nesta situação?

Ainda assim, nós podemos fazer escolhas, ainda que pequenas e relacionadas com nossos objetivos. Sei que muitas pessoas diriam o seguinte para si mesmas: "Ah! É só uma latinha pequena, nem vai fazer diferença para minha dieta/meus objetivos". Que erro.

Ao meu ver, não existem pequenas decisões ou grandes decisões. Existem apenas decisões.

Portanto, acredito que cabe à nós refletirmos não a respeito de nossas decisões, mas refletirmos a respeito de nossos objetivos em todas as áreas da vida: material, espiritual, intelectual e social.

Mantendo os objetivos sempre no nosso foco, fica muito mais fácil tomar decisões certas, "grandes" ou "pequenas". Cada decisão se torna óbvia então, pois é um tijolo para a estrada que leva ao objetivo.

Quer saber mais sobre escolhas? Não perca em 05/10/2013 minha palestra chamada "Libertando-se das amarras", onde falo mais sobre como certos elementos de nossas vidas podem direcionar nossas decisões para um destino que não desejamos. E como fazer para reconhecer essas armadinhas e se livrar delas.

Inscrições abertas pelo SGA! Acesse já pelo site www.tskf.com.br, ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário