segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Nascimento de uma estrela


A TSKF foi concebida pra se tornar a maior, melhor e mais bem sucedida academia de Kung Fu de todos os tempos.

Ao contrário do que muita gente pensa a TSKF não nasceu de uma hora pra outra como que por encanto.

Nada existe hoje na TSKF que antes não tenha sido muito bem estudado antes de ser criado.

A primeira coisa que nasceu na TSKF foi a nossa Logomarca e em seguida o nosso Slogan que teria que representar muito bem a nossa marca.

Assistindo logo abaixo o vídeo de criação da nossa Logomarca vocês entenderão porque o nosso Slogan é “Equilíbrio em todos os sentidos”
Nossas cores não são por acaso, nossa maneira de dar aulas não é por acaso, nada na TSKF é por acaso.

A nossa diretriz principal é ensinar Kung Fu pra todos, depois ensinar quem deseja ensinar e depois dar oportunidade à aqueles que aprenderam a ensinar pra que esses possam ensinar outros a ensinar e assim por diante criando um ciclo.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nascer de novo, ajuda? (Parte3)

O Sombra

Daremos hoje o terceiro passo da nossa jornada sobre o conhecimento dos arquétipos humanos, e como reconhecer sua persona em nosso meio. (Veja a parte 2 aqui)

Você já conseguiu responder a pergunta inicial dos últimos post’s?

“Que tipo de influência eu quero ser para o meu semelhante?”

Hoje falaremos um pouco sobre o arquétipo do Sombra!

Relembrando que segundo o pai da psicologia analítica Carl Gustav Jung, todos nós seres humanos temos generalizadamente algo em comum, algo que ele chama de “inconsciente coletivo”, ou seja, assumimos um padrão de figuras de expressão humana ao qual ele denominou de “arquétipos”, e que em todas as histórias (fictícias ou reais), existem essas figuras ou a grande maioria delas, que expressam os estágios de conhecimento e de consciência do ser humano, os estágios de excitação e conforto. Conhecimentos muito parecidos com esse de Jung podem ser até melhores para a nossa compreensão sobre nós seres humanos, como o conhecimento dos temperamentos humanos, o conhecimento dos elementos da natureza (terra, fogo, água, ar e metal) - com um foco voltado para a ilustração do comportamento humano -, os Orixás da cultura africana, os Deuses gregos também ligados aos elementos da natureza, etc...

O Sombra é um arquétipo polêmico, pois alguns estudiosos da psique, dizem que é justamente o lado mal da força, o lado obscuro, sombrio e com todas as qualidades opostas ao herói, mas podemos classificar o sombra como sendo um antagonista que agrega valor (como assim?).

O sombra pode ser visto como aquele que ser repugnante, frio, problemático e irritante, mas a grande essência do Sombra é o cutucão, é a visão 180º(graus), ou seja, o outro lado da história, independente dele ser considerado certo ou errado, bonito ou feio, ele é alguém que tem uma visão diferente, e dependendo do contexto pode ser um salvador ou como citado antes, um simples chato que sempre contradiz ou sempre confronta com as ideias de alguém.

Usaremos aqui exemplos de filmes para ilustrar esse interressante arquétipo!
Sombras que não necessariamente são ruins:

Sherlock Holmes e Watson – Sherlock é o protagonista, é o “principal”, o herói, e tem uma pessoa ao seu lado, que vê o mundo de uma outra forma, seu sombra na história é o seu leal companheiro Watson, que muitas vezes dá os famosos cutucões no herói, faz ele pensar afinal, ele tem uma visão diferente da coisa, e muitas vezes ele até consegue solucionar o caso antes do herói Sherlock, mas como a última palavra é do herói, ele espera para ver no que vai dar.
(Confira aqui)

Dom Quixote e Sancho Pança – Enquanto o herói romântico Dom Quixote, durante sua jornada procura imitar seus heróis, acaba entrando numa realidade paralela, tendo uma visão mais criativa do mundo, mais romântica e aventureira, ele se mete em várias enrascadas, mas aquele que tem a visão mais realista e o ajuda/acompanha é Sancho Pança, o Sombra dos engraçados contos de Dom Quixote é o antagonista, mas não necessária mente é ruim, mal ou qualquer outra coisa do gênero, apenas tem uma visão em 180º com referência ao herói.
(Confira aqui uma versão engraçada feita pelo Señor Bolaños!)


Sombra que é reconhecida como ruim:

Neo e Agente Smith (matrix) – Neo sendo o herói, lutando pela paz, faz sua jornada mesmo sem muito conhecimento no início com o foco em sobreviver e estabelecer um “equilíbrio” entre homens e máquinas na saga Matrix, enquanto Agente Smith, na história é o exato oposto do herói, tem como objetivo estabelecer o caos, tendo sua visão completamente distorcida com referência a visão de Neo, esse Sombra veste a persona do ser que confronta, que enxerga o oposto, que contradiz o herói.

Aqui, uma das cenas entre os dois, que se tornou um marco nas cenas de luta dos cinemas!

E aí, você é um sobra?
Esse arquétipo te agrada?

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Lei da Atração


Antes que me perguntem, eu não li o livro A lei da Atração. Esse é um assunto que estudo e aplico a mais de vinte e um anos.

Esse assunto é muito amplo, portanto, para abortar todos os seus aspectos seria necessário eu escrever um livro e mesmo assim eu nem chegaria perto de conseguir explicar tudo, assim sendo tentarei ser o mais prático possível, dessa maneira vou me valer de exemplos para que cada um de vocês possa entender à sua própria maneira.

A única coisa que posso dizer é que essa lei existe e funciona e que normalmente esse assunto é um prato cheio para céticos tirarem um sarro.

A atração existe no reino mineral, vegetal, animal e hominal. Você deve ter aprendido na escola que os opostos se atraem, entretanto o que normalmente não nos ensinam na escola é que isso ocorre no plano físico, material, mas, que em outros planos como, por exemplo; os planos mental, astral ou anímico e espiritual são os semelhantes que se atraem. Observem que eu não disse que são os iguais que se atraem, mas sim que os semelhantes se atraem.

Não vou falar do plano físico, material, porque não sei nada sobre isso, segundo porque deles você já aprendeu que são os opostos que se atraem como, por exemplo, no caso do imã originário do mineral hematita, onde você claramente pode observar que aproximando os pólos opostos eles se atraem e os pólos iguais eles se repelem.

Se nesses outros planos são os semelhantes que se atraem poderíamos então dizer o seguinte, riqueza atrai riqueza, pobreza atrai pobreza, alegria atrai alegria, tristeza atrai tristeza, amor atrai amor, bondade atrai bondade, honestidade atrai honestidade, confiança atrai confiança, pensamentos positivos atraem pensamentos positivos, pensamentos negativos atraem pensamentos negativos, um sorriso atrai outro sorriso, uma cara feita atrai outra cara feia, motivação atrai motivação, desmotivação atrai desmotivação, bandido atrai bandido, salafrário atrai salafrário, desonesto atrai desonesto, medo atrai medo e o mal atrai o mau.

Muito bonito falar isso, mas no mundo real falhamos constantemente porque as coisas não acontecem de maneira tão clara, existem digamos uma sutileza que temos que estar preparados para enxergar senão somos levados facilmente pela correnteza do normal e afundamos, ou melhor, as coisas não acontecem como achamos que deviam acontecer. Temos que ficar espertos pra entender o que vai acontecer além da física, ou seja, metafisicamente. Vamos dar alguns exemplos.

1 – Você já deve ter escutado alguém falar que o rico fica cada vez mais rico e o pobre fica cada vez mais pobre. Você já parou pra pensar o porquê isso ocorre? Simplesmente é porque a lei da atração é clara e funciona, riqueza atrai riqueza e pobreza atrai pobreza. A riqueza ou a pobreza num sentido mais amplo não tem absolutamente nada a ver com a quantidade ou a falta de dinheiro que uma pessoa tenha, mas, sim com seu padrão mental e é por isso que se tirarmos todo o dinheiro de uma pessoa rica em pouco tempo ela se torna rica novamente e se dermos muito dinheiro pra uma pessoa pobre em pouco tempo ela se torna pobre novamente. Se você buscar na internet certamente encontrará uma grande quantidade de pessoas pobres que ganharam na loteria e ficaram pobres novamente e pessoas ricas que perderam tudo e ficaram ricas novamente.

2 – Alegria atrai alegria, é quase impossível você permanecer triste por muito tempo estando em uma festa onde todo mundo está alegre e se divertindo, assim como é quase impossível você ficar alegre dentro do velório de um ente querido onde todos estão tristes.

3 – Pensamentos semelhantes atraem pensamentos semelhantes. Você que treina em nossa academia já deve ter percebido que na academia sempre tem alguns grupinhos que pensam diferente da maioria e acabam uma hora ou outra saindo. Isso ocorre porque semelhantes atraem semelhantes, portanto, pra essas pessoas se torna impossível e até doloroso ficar conosco por muito tempo. Passa o tempo, elas entram em sofrimento, influenciam algumas outras e vão embora juntas e os semelhantes permanecem e vão tocando o barco. Como líder da TSKF chamo isso de seleção natural e todas as vezes que isso ocorreu não com alunos mas, dentro do grupo de instrutores e sócios e essas pessoas foram embora a academia cresceu. Não tem nada de errado com essas pessoas que saíram, apenas não são nossos semelhantes e, portanto, não poderiam ficar mesmo.

4 – O mal sempre atrai o mau. É impossível você se dar bem agindo mal. Talvez você possa até ganhar num primeiro instante, mas certamente perderá mais tarde. Vou dar um exemplo usando o dinheiro que para mim é uma das melhores forçar para testar o caráter de uma pessoa. Vamos supor que você ache errado fazer um filme pornô e alguém lhe procure e a convide pra fazer um filme desses, lhe dizendo que paga bem. Nesse momento você certamente dirá, nem em mil anos eu faria um filme desses. Daí a pessoa lhe fala, lhe pagaremos cem mil reais, você diz, você ta louco não quero nem ouvir isso. Daí a pessoa vem e lhe diz, e se eu lhe pagasse quinhentos mil, você então diz, eu nunca faria isso. Nesse ponto a pessoa lhe faz a seguinte proposta, e se eu lhe pagasse cinco milhões de dólares. Certamente muitos de vocês não aceitariam de jeito nenhum, mas outros poderiam perguntar, seria só uma vez? Entende o que estou dizendo....Tem gente que diz que jamais tiraria a roupa por dinheiro, mas, quando a grana falou mais alto, fez e ainda convenceu marido e filhos que isso seria muito bom. Entende...Aparentemente a pessoa ganhou muito, mas, metafisicamente falando mais tarde via de regra algo de ruim acontece na vida dessa pessoa, pode acreditar no que estou dizendo.

5 – Vamos a outro exemplo sobre o mau sempre atrai o mal, vamos supor que você está treinando em nossa academia e ao mesmo tempo lutando contra a gente. Digamos que você de vez em quando se reúne num daqueles grupinhos que falei pra falar mal da gente ou até mesmo pra armar alguma coisa contra a gente. Talvez fazendo isso você possa até ter uma vantagem moral com alguém ou até mesmo financeira. Mas, metafisicamente falando você está vivendo num conflito e o que ocorre é que muitas vezes mesmo que uma coisa pareça não ter nenhuma relação com a outra acontece alguma coisa, como, por exemplo, de repente você está fazendo aulas e se machuca, esta disputando um campeonato e se machuca, começa a engordar e por mais que tente emagrecer não consegue. Tudo isso é fruto do conflito, ou seja, você, gosta de estar com a gente, mas, ao mesmo tempo para tirar alguma vantagem tenta nos prejudicar ferindo o seu próprio caráter. O pior é que muitas vezes aquela vozinha interior está lhe falando baixinho.....não faça isso. Acho que meus sócios antigos já viram pelo menos uns dez casos desses acontecerem na TSKF. O mais clássico dos casos eu descrevi aqui http://tskfblog.blogspot.com.br/2012/11/a-historia-de-um-discipulo.html

Espero sinceramente com isso ter ajudado alguém a entender melhor como algumas coisas acontecem e porque elas acontecem. Infelizmente para explicar melhor seria necessário eu escrever muitas páginas, mas, se com isso eu conseguir ajudar apenas a uma ou duas pessoas já valerá a pena.