segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Liderança

Como vocês sabem temos o objetivo de nos tornar a maior, melhor e mais bem sucedida academia de Kung Fu de todos os tempos.
  
Vocês também sabem que nenhuma grande estrutura pode ser erguida sem uma base muito sólida, e, é por essa razão que a TSKF investiu em sistemas como; Site, SGA, STD, GOC e a Loja virtual e ainda continuará investindo muito em tecnologia, afinal de contas essas coisas facilitam muito a nossa vida e sem dúvidas nenhuma será impossível irmos muito longe sem elas.
  
Existe uma coisa que muitas vezes é relegada a segundo plano que certamente dentro do nosso contexto atual e diante do nosso objetivo audacioso se mostra mais importante do que todas as outras, estou falando da liderança, estou falando do desenvolvimento pessoal de cada um de nós enquanto líderes e da formação de novos líderes. Estamos sempre procurando novos líderes, seja no dia a dia e principalmente através do nosso curso de instrutores que realizamos todos os anos.
  
Tenho falado constantemente que a TSKF não mais admite em sua linha de frente pessoas fracas, física, mentalmente, emocionalmente ou espiritualmente falando independente de qualquer que seja a sua religião. Em nossa linha de frente não tem mais espaço pra esse tipo de pessoa.
  
Então eu vos pergunto; como liderar sendo fracos, chorando pelos cantos e caçando alguém que ouça os nossos problemas, lamentações, reclamações e choramingações, que tipo de líder seríamos se agíssemos dessa maneira.
  
Vejam bem, nada contra quem não deseja ser líder, isso não é errado, se o mundo fosse somente de líderes estaríamos todos perdidos. Existem pessoas que jamais seriam felizes como líderes, precisam de um direcionamento, precisam de um norte, esses são os seguidores, isso não está errado e não temos nada contra eles, mas, pra estar entre nós em nossa linha de frente, deverá ser ou se tornar um líder e, portanto, deverá desenvolver a postura de um líder e agir como um líder.
  
Não pense que você poderá ser um líder negligenciando os pormenores da liderança, como por exemplo; o pormenor do exemplo. Não ache, por exemplo; que seu seguidor chegará no horário se você costuma se atrasar, não ache que seu seguidor cumprirá suas ordens se você mesmo costuma não cumprir as suas próprias, não ache que seu seguidor será honesto se você mesmo costuma não ser, não ache que seu seguidor será de confiança se você também não costuma ser. Certamente alguma vez na vida você já leu a frase; “A palavra convence, mas o exemplo arrasta” .
  
Seu seguidor seguirá o seu exemplo, por exemplo; se você é um líder ou aspirante a líder e tem um sonho pequeno, como espera inspirar novos seguidores a serem líderes e terem grandes sonhos. Se você é um líder sem entusiasmo, como espera inspirar seus seguidores e aspirantes a líderes serem entusiastas. Uma coisa leva a outra.
  
Muita gente hoje em dia deseja ser líder ou estar num cargo de liderança, mas não sabem que ser líder e estar num cargo de liderança são coisas muito diferentes. Ser líder não é fácil, mas certamente tem inúmeros benefícios e acho que é por essa razão que muitos desejam ser líderes ou estar num cargo de liderança.
  
Às vezes eu me pergunto, será que as pessoas que dizem que querem ser líderes realmente querem. Será que essas pessoas que dizem que desejam serem líderes tem mesmo cacife pra se tornarem líderes, será que sabem que terão que abdicar da maioria dos prazeres que as pessoas comuns tem, será que sabem que terão que ter dedicação e perseverança eterna, será que sabem que terão muitas vezes que abdicar dos seus finais de semanas, feriados, férias etc. Será que sabem que para um líder o seu trabalho é mais importante do que sua própria família.
  
Se você deseja ser líder não espere ter uma vida equilibrada dentro do conceito de equilíbrio ditado pelas pessoas comuns. O líder não é uma pessoa comum, portanto, o conceito de equilíbrio para o líder é coisa bem diferente.
  
Em janeiro de 2012 eu darei novamente o curso de instrutor que na verdade é um curso de liderança, então, se depois de ler tudo isso que eu escrevi você se sentir um pouco desconfortável não venha fazer o meu curso, pois certamente você ouvirá coisas que não deseja ouvir e certamente odiará nosso curso bem como a mim mesmo, agora se você já se inscreveu, ainda a tempo de você desistir.
  
Por outro lado, se você deseja fazer parte de um seleto grupo que é o grupo dos líderes e acha que tem cacife pra segurar as pontas e deseja passar de um nível comum pra um nível mais elevado custe o que custar, você ainda tem a oportunidade de se inscrever, pois, ainda restam algumas vagas, mas, lembre-se, de qualquer forma você não escapará do sofrimento, todo crescimento tem seu preço e a dor é apenas um deles.
  
Em nossa Convenção que se realizará no inicio do ano lançaremos mais uma vez algo inovador em termos de academias. Será algo mais uma vez sem precedentes que definitivamente alavancará tudo que já fizemos até agora e acelerará a nossa trajetória rumo ao nosso audacioso objetivo de nos tornar a maior, melhor e mais bem sucedida academia de Kung Fu de todos os tempos. Depois disso definitivamente entraremos para o seleto rol dos visionários, pioneiros e desbravadores que sempre deixam sua marca para a posteridade.
  
Seja você também um líder junto conosco pra que um dia você possa dizer, eu fiz parte disso.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Destinos - Parte 2

Concluindo o post da semana passada (passou rápido!), vamos aos outros dois (e internacionais) destinos, onde competimos e nos divertimos:

Baltimore (EUA)

O campeonato de Baltimore, formalmente chamado de USKSF International Kuo Shu Championship Tournament é organizado por um grande grupo de pessoas, envolvendo os estilos Tien Shan Pai, Hung Gar e Bokfudo, para ficarmos em apenas três exemplos. Em 2012 ocorrerá a 24ª edição do evento, já com data definida: dias 27, 28 e 29 de julho.

Há algum tempo falo de Baltimore aqui no blog, portanto, tentarei não ser repetitivo. Mas se vc está chegando agora, vc precisa se preparar em três aspectos: ter passaporte e visto para os EUA, ter o capital para custear a viagem e a quantidade de diversão e compras que deseja. Por último, treinar muito: o nível de competitividade lá é algo fora de série e uma motivação a mais para treinar duro e sempre.

Viajar para os Estados Unidos, independente da situação econômica nossa ou deles é, ao meu ver, uma ótima lição de cidadania. Entender como funciona as coisas simples do dia a dia deles é uma experiência valiosa para o nosso desenvolvimento. Além disso, a região em volta do hotel onde é o campeonato (sim, vc fica hospedado no mesmo hotel onde ocorre o campeonato) tem boas opções de compras de eletrônicos (muito baratos) e roupas (tão barato que vc se sente ofendido). Comer porcaria lá é muito barato também, e comer direito é um pouco mais caro mas, nas devidas proporções, bem parecido com o que temos aqui.

Sobre as comidinhas, algumas dicas: não coma cookie mole, eles não têm Nesquik de morango e legumes no vapor é um prato ótimo.




Ulm (Alemanha)

A Alemanha é o nosso destino para vermos o Kung Fu da Europa. O evento é organizado pelo Shifu Alex Czech que, entre outras coisas, é um dos dois World Class International Referee e já esteve duas vezes aqui no Brasil, em nosso campeonato. Em uma delas ele iniciou o trabalho que mais tarde deu origem ao Time de Arbitragem de Kuoshu TSKF.

O campeonato ocorre durante o outono e mostra um clima radicalmente diferente do que encontramos em Baltimore. Enquanto nos EUA temos um calor de 39 graus, em Ulm podemos encontrar 3 graus. O curioso é que nem em um lugar e nem no outro isso é motivo de sofrimento: eles têm toda a estrutura necessária para que vc se abrigue do tempo e curta o clima da melhor maneira possível.

A cidade de Ulm é pequena e encantadora. Com o rio Danúbio correndo por ela, a cada esquina você pode tropeçar na história da Europa de várias épocas distintas. Ao mesmo tempo, a globalização que tanto se fala já domina todos os cantos do mundo: em um dos dias em que estivemos na cidade, comemos no Subway...

Mas este destino tem um característica que os demais não possuem: um desafio no melhor estilo TSKF.

Ulm possui uma igreja central que, ao custo de 4 euros, vc pode subir todos os 768 degraus. Segundo pesquisei na Wikipedia, trata-se da maior igreja do mundo e segue o estilo de arquitetura gótica (calafrios para os mais sensíveis).

Para quem quiser ter um bônus no seu exame de faixa preta (não precisa estar na ponta preta para cumprir o desafio) basta seguir a receita:

- Viajar até Ulm
- Competir no campeonato com a equipe TSKF
- Subir até o alto da igreja de Ulm
- Tirar duas fotos: uma das últimas gárgulas no topo da igreja, com o ano de conclusão da igreja e a outra da nossa marcação.

 

Posso dizer para quem topar o desafio: cuidem das suas pernas, tenham um bom agasalho, não esqueçam de levar água e andem sempre pela direita.



Qual é o bônus? Não sei não. Talvez um joinha/curtir do Mestre ou quem sabe?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Destinos - Parte 1

“Toque sua própria buzina”, é uma das frases que nosso Mestre Gabriel costuma dizer, quando nos fala sobre promover o que fazemos, nosso trabalho, nosso modo de fazer Kung Fu.

E temos diversas coisas na TSKF que feitas de maneira separada, são apenas ações bacanas, mas quando as olhamos somadas, fica fácil entender que é o “estilo TSKF” de fazer Kung Fu. Uma destas coisas são as viagens que fazemos para competir em outros campeonatos.

Vamos imaginar um calendário “não-oficial” de campeonatos, um circuito de competições que gostamos de participar. Com isso, nossa primeira parada do ano acontece em maio, na cidade de Curitiba.

Curitiba

A Copa Senda de Kung Fu, realizada pelo Prof. Jorge Jefremovas do estilo Bei Shaolin Quan, é uma grande oportunidade para quem quer conhecer Curitiba, uma cidade maravilhosa e em um nível de planejamento acima do de São Paulo, dona de uma gastronomia exuberante (e com preços mais convidativos que por aqui).

Além disso, é uma chance de competir com um público diferente do que estamos habituados aqui em São Paulo. Isso por si só já proporciona uma oportunidade de desenvolvimento da técnica, fora a diversão com a viagem, que tem um custo relativamente barato, quando olhamos os demais destinos.



São Paulo

Colocar nossa cidade natal como um dos destinos pode parecer estranho. Mas seria ainda mais estranho falar de campeonatos e não citar o nosso próprio evento. O Brazil International Kung Fu Tournament Championship representa a visão TSKF de como deveriam ser os campeonatos, começando pelas inscrições online, passando pela premiação com medalhas de qualidade e prêmios em dinheiro para os lutadores, o local do campeonato e a abertura do Show Team.

Mais do que organizar apenas uma competição, organizamos um evento para toda a comunidade de Kung Fu. Hoje, este campeonato é o maior campeonato de Kung Fu fora da China que se tem notícia e dados. Como deixar de participar de algo tão grande e, ao mesmo tempo, tão próximo de nosso dia a dia?



Na próxima semana, falaremos dos dois outros destinos “anuais”: Baltimore (EUA) e Ulm (ALE).

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Novidades, novidades...

Novidade Parte 1 - International Kuoshu Cup

Temos o prazer de comunicar a todos que pela terceira vez a TSKF estará competindo no Campeonato Europeu na Alemanha na linda cidade de Ulm.

Estivemos em Ulm em 2007 no Campeonato Europeu em 2009 no campeonato mundial e estaremos lá novamente agora no dia 8 de outubro para o Campeonato Europeu desse ano.

Pra esse campeonato Europeu a TSKF estará patrocinando o nosso campeão Diego Sanches e o nosso árbitro internacional Danillo Cocenzo que irá arbitrar no evento.

No ano que vem estaremos pela nona vez consecutiva em Baltimore USA e em seguida na Malásia para o campeonato mundial.

Você que é da TSKF também poderá participar bastando somente se planejar pra na época ter passaporte, visto, tempo e dinheiro. Desses itens a única coisa que não está sob o seu controle é o visto o resto se você planejar certamente irá conseguir.



Novidade Parte 2 - TSKF Moema (Nova unidade)

É com enorme satisfação que anunciamos a todos que em breve inauguraremos nossa décima sexta unidade.

Será a TSKF Moema que se localizará na Av. Ibirapuera pertinho do Shopping Ibirapuera e da Igreja de Moema.

Essa unidade será mais uma opção onde nossos alunos poderão treinar principalmente os alunos de Campo Belo onde estamos quase lotados.

A TSKF é uma academia comercial, entretanto, mais tradicional do que as que se dizem mais tradicionais. O fato de sermos tradicionalistas não nos impede em hipótese alguma que estejamos à frente do nosso tempo. Nós não medimos esforços quando a palavra é inovação.

Inovamos com o GOC Gerenciador Online de Campeonatos, com o STD Sistema de Treinamento a Distancia e com o SGA Sistema Gerenciador de Academia. Para janeiro de 2011 teremos uma inovação sem precedentes que definitivamente nos colocará rumo ao nosso objetivo final que é nos tornar a maior, melhor e mais bem sucedida academia de kung fu de todos os tempos e temos certeza de que os maiores beneficiários dessa inovação serão nossos alunos.

Talvez você ainda não saiba ou ainda não se deu conta de que estamos escrevendo uma nova história no Kung Fu e que você também está fazendo parte dela treinando conosco. Um dia você olhará para trás e dirá; eu fiz parte disso.